Tenho recebido algumas mensagens de pacientes perguntando se saí do instagram. Sim, desativei tanto o perfil @nutrologo quanto o @drfredericolobo
Comecei no instagram em 2012 e fui um dos primeiros perfis do Brasil a falar sobre Nutrologia, alimentação e medicina ambiental. Na época o instagram era uma rede social saudável. Fazia postagens elaboradas, organizava as referências bibliográficas, fazia as imagens no photoshop. Um post gerava centenas de curtidas, bem como centenas de comentários. Não existia algoritmo. Era orgânico. Fiz grandes amigos, conheci centenas de seguidores que depois se tornaram pacientes. Porém, o brilho daquela rede social se apagou.
O que era um prazer, tornou-se um martírio. É injusto com o produtor consciente de conteúdo o que o maldito algoritmo faz. Você preparar um conteúdo de qualidade e receber poucas curtidas, poucos comentários, mesmo possuindo mais de 40 mil seguidores orgânicos. E tudo isso aconteceu porque o algoritmo mudou. Virar refém de posts patrocinados para ter um maior alcance eu me nego.
Esse blog escrevo desde 2010, tenho constância, consigo escrever de forma ilimitada, expor minhas idéias sem censura e sem a pressão de ter comentários, curtidas e compartilhamentos. Porém, o blog eu consigo monitorar e vejo que diariamente passam por aqui no mínimo 2 mil pessoas. Aqui consigo desenvolver um trabalho de educação em saúde mais eficiente. Tenho um alcance muito maior, infinitamente superior ao do instagram. Portanto, desativei lá e continuarei só aqui. Aqui exerço minha criatividade e minha alma de escritor.
Mas e meus seguidores? Uma parcela deles me conheceram primeiramente pelo blog, então continuam me acompanhando. Mas muitos não possuem a paciência de diariamente entrar aqui e acompanhar nas novidades. Pensando nisso, a pedido de alguns pacientes, criei 2 canais: um no whatsapp e outro no telegram. Entre no que você desejar. Em ambos postarei informação de qualidade, esse é meu compromisso. Levar educação em saúde a quem não pode pagar uma consulta particular ou ir até o ambulatório de Nutrologia no SUS.
Autor: Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 - RQE 11915
1 comentários:
Achei estranho não encontrar seu perfil. Agora que explicou aqui, concordo com você. Instagram há tempos deixou de ser uma rede social agradável. Conheci você por aqui e continuarei acompanhando. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento de forma gratuita. Ana Letícia
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.