quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O controle fisiológico da alimentação: sinais, neurônios e redes

Resumo

Durante os últimos 30 anos, a investigação da fisiologia dos comportamentos alimentares gerou uma literatura verdadeiramente vasta.  

Isso é alimentado em parte por um aumento dramático da obesidade e de suas comorbidades, que coincidiu com uma sofisticação cada vez maior das manipulações de base genética.  

Essas técnicas produziram resultados com um nível notável de especificidade celular - particularmente no nível de sinalização celular - e desempenharam um papel importante no avanço do campo. No entanto, colocar essas descobertas em um contexto amplo do cérebro que conecta sinais fisiológicos e neurônios ao comportamento e à fisiologia somática requer uma consideração completa das conexões neuronais;  um campo que também passou por uma revolução tecnológica extraordinária. Nosso objetivo é apresentar uma avaliação abrangente e equilibrada de como os sinais fisiológicos associados à homeostase energética interagem em vários níveis cerebrais para controlar os comportamentos alimentares. Um tema importante é que esses sinais envolvem conjuntos de redes neurais em interação por todo o cérebro, que são definidas por conexões neurais específicas. Começamos discutindo alguns conceitos fundamentais - incluindo aqueles que ainda geram um debate vigoroso - que fornecem as estruturas necessárias para a compreensão de como o cérebro controla o início e o término das refeições. Isso inclui: definições de palavras-chave, disponibilidade de ATP como a variável regulada central na homeostase energética, sinalização de neuropeptídeos, alimentação homeostática e hedônica e estrutura da refeição. Dentro deste contexto, discutimos modelos de rede de como as principais regiões do endencéfalo (ou telencéfalo), hipotálamo, rombencéfalo, medula, nervo vago e medula espinhal trabalham em conjunto com o trato gastrointestinal para permitir os eventos motores complexos que permitem aos animais comer em  diversas situações.

Caixa de chamada para médicos

O modo como os comportamentos alimentares são controlados por sistemas fisiológicos está no cerne da compreensão das etiologias das doenças metabólicas. Esta revisão aborda a maneira como os sinais fisiológicos do trato gastroinstestinal, tecido adiposo, pâncreas etc. envolvem conjuntos de redes neurais em interação localizadas por todo o cérebro para permitir os eventos motores complexos que levam os animais a comer. Uma compreensão mais profunda de como o cérebro é organizado para controlar os comportamentos alimentares em uma variedade de situações diversas deve ajudar a orientar futuras investigações sobre as condições em que a alimentação aberrante leva à doença.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.