quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Cinco gases poluentes que respiramos diariamente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, publicou dados sobre cinco gases que poluem o ar e são nocivos à saúde e ao meio ambiente.

A poluição atmosférica é responsável por cerca de 7 milhões de mortes e 90% da população mundial respira ar com níveis de poluentes que excedem os limites indicados pela Organização Mundial de Saúde, OMS.

Resultados da poluição

O Pnuma reforça que a poluição do ar também está ligada à mudança climática e gera impacto desproporcional no aquecimento global. A redução da emissão desses gases poderia reduzir a taxa atual de aquecimento pela metade.

O diretor de gestão do Pnuma, Valentin Foltescu, afirmou que o mundo possui a capacidade e o conhecimento necessário para melhorar a qualidade do ar. Ações para diminuir a poluição atmosférica elevariam a expectativa de vida, a saúde humana e do ecossistema.

Cinco poluentes atmosféricos mais perigosos

PM2.5

O que são: PM2,5 são partículas finas invisíveis a olho nu, embora sejam perceptíveis como névoa em áreas altamente poluídas e presentes dentro e fora de casa.

Como são emitidas: As partículas vêm da queima de combustíveis impuros para cozinhar ou aquecer, queimar resíduos e resíduos agrícolas, atividades industriais, transporte e poeira levada pelo vento, entre outras fontes. Elas podem ser emitidas diretamente ou formadas na atmosfera a partir de diversos poluentes emitidos, como amônia e compostos orgânicos voláteis.

Quais são os danos: As emissões penetram profundamente nos pulmões e na corrente sanguínea, aumentando o risco de morrer de doenças cardíacas e pulmonares, derrame e câncer.

Ozônio ao nível do solo

O que são: O ozônio ao nível do solo é um poluente climático de curta duração e, embora exista apenas por alguns dias a algumas semanas, é um forte gás de efeito estufa.
Como são emitidos: Ele se forma quando poluentes da indústria, tráfego, resíduos e produção de energia interagem na presença da luz solar.

Quais são os danos: Contribui para formação de fumaça, piora a bronquite e enfisema, desencadeia a asma, danifica o tecido pulmonar e reduz a produtividade agrícola. A exposição ao ozônio causa cerca de 472 mil mortes prematuras a cada ano. Como o gás impede o crescimento de plantas e florestas, ele também reduz a quantidade de carbono que pode ser sequestrado.

Dióxido de nitrogênio

O que são: Os óxidos de nitrogênio são um grupo de compostos químicos poluentes do ar, incluindo dióxido de nitrogênio e monóxido de nitrogênio.

Como são emitidos: O dióxido de nitrogênio é o mais prejudicial desses compostos e é gerado a partir da combustão de motores a combustível e da indústria.

Quais são os danos: Pode danificar o coração e os pulmões humanos e reduz a visibilidade atmosférica em altas concentrações e é um precursor crítico para a formação de ozônio ao nível do solo.

Carbono Negro

O que são: O carbono negro, ou fuligem, é um componente do PM2.5 e é um poluente climático de curta duração.

Como são emitidos: Queimas agrícolas para limpar terras e os incêndios florestais que às vezes resultam são as maiores fontes mundiais de carbono negro. Também vem de motores a diesel, queima de lixo e fogões e fornos que queimam combustíveis fósseis e de biomassa. 

As emissões de carbono negro têm diminuído nas últimas décadas em muitos países desenvolvidos devido a regulamentações mais rígidas de qualidade do ar. Mas as emissões são altas em muitos países em desenvolvimento, onde a qualidade do ar é mal regulada. Como resultado da queima aberta de biomassa e da combustão residencial de combustível sólido, a Ásia, a África e a América Latina contribuem com aproximadamente 88% das emissões globais de carbono negro.

Quais são os danos: Causa problemas de saúde e morte prematura e aumenta o risco de demência.

Metano

O que são: É um potente gás de efeito estufa. Molécula para molécula, o metano tem mais de 80 vezes o poder de aquecimento do dióxido de carbono.

Como são emitidos: O metano vem principalmente da agricultura, especialmente pecuária, esgoto e resíduos sólidos, e produção de petróleo e gás. A redução das emissões desses gases causadas pelos humanos, que responde por mais de metade do total, é uma das as formas mais eficazes de combater as alterações climáticas.

Quais são os danos: Ajuda a criar ozônio ao nível do solo e, desse modo, contribui para doenças respiratórias crônicas e morte prematura. A pesquisa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Ipcc, mostra que o metano é responsável por pelo menos um quarto do aquecimento global.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.