quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Poluição e o coração





Introdução

As doenças cardiovasculares são a principal causa mundial de invalidez e morte. Essas doenças foram responsáveis ​​em 2019 por cerca de 18,6 milhões de mortes em todo o mundo e 957.000 mortes nos Estados Unidos.

Grandes ganhos foram obtidos na redução da incidência de doenças cardiovasculares e mortalidade relacionada em países de alta renda.  

A identificação de fatores de risco como tabagismo, hipertensão, dislipidemia, sedentarismo e diabetes em grandes estudos epidemiológicos prospectivos e plurianuais tem sido fundamental.

O reconhecimento desses fatores de risco aumentou a conscientização sobre as doenças cardiovasculares, aprimorou a detecção precoce e o tratamento e prevenção orientados.  

Esses avanços contribuíram para um declínio de mais de 50% na mortalidade por doenças cardiovasculares nos Estados Unidos desde 1950.

Poluição - material indesejado liberado no meio ambiente pela atividade humana - é outro fator de risco importante, embora muitas vezes esquecido, para doenças cardiovasculares (Figura 1)

O estudo da Carga Global de Doenças (GBD) estima que a poluição foi responsável por 9 milhões de mortes em todo o mundo em 2019, 61,9% dos quais foram devidos a doenças cardiovasculares, incluindo doença isquêmica do coração (31,7%) e acidente vascular cerebral (27,7%) (Figura 2A).

Esses números, por maiores que sejam, quase certamente subestimam a contribuição total da poluição para a carga mundial de doenças cardiovasculares porque se baseiam em apenas um subconjunto de fatores de risco ambientais.

Até agora, a redução da poluição tem recebido pouca atenção nos programas de controle de doenças cardiovasculares e tem estado amplamente ausente das diretrizes sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, que se concentraram quase exclusivamente em fatores de risco comportamentais e metabólicos individuais.

Esta é uma omissão importante, uma vez que  a incorporação da redução da poluição na prevenção de doenças cardiovasculares pode salvar milhões de vidas.

Nesta revisão, resumimos as evidências atuais que ligam a poluição às doenças cardiovasculares e sugerimos estratégias baseadas em evidências para a prevenção de doenças.

Discutimos estratégias para reduzir a exposição à poluição em indivíduos, mas argumentamos que a prevenção duradoura de doenças cardiovasculares relacionadas à poluição pode ser alcançada apenas por meio de intervenções apoiadas pelo governo em uma escala social que controlem a poluição em sua fonte e incentivem uma rápida transição para energia limpa.  

Observamos que essas ações também diminuirão o ritmo da mudança climática e, portanto, produzirão um benefício duplo.  

Somente por meio de uma estratégia multifacetada que combina a prevenção da poluição com o controle dos fatores de risco individuais é que a epidemia global de doenças cardiovasculares pode ser contida.

Artigo: Pollution and the Heart. LANDRIGAN, et al. N Engl J Med 2021; 385:1881-1892. 
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMra2030281

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.