quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Mudança climática afetará saúde humana nos trópicos

O artigo, publicado na Nature Geoscience prevê que, nos trópicos, os dias quentes aquecerão substancialmente mais do que a média dos dias.

Por exemplo, espera-se que os cinco por cento dos dias mais quentes aqueçam 20 por cento mais do que em um dia normal. Este aquecimento amplificado de temperaturas extremas terá impactos severos na saúde humana, ecossistemas e incêndios florestais em grandes partes da África, Ásia e Américas.

O autor do estudo, Dr. Michael Byrne, da Escola de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de St Andrews, usa conceitos da dinâmica atmosférica para explicar o aquecimento acelerado em dias quentes.

Em particular, ele mostra que dois aspectos do clima tropical – a saber, tempestades frequentes e a fraca influência da rotação da Terra – controlam como os dias quentes respondem a um clima em mudança.

Mudança de temperatura para os 5% mais quentes dos dias em relação à média
Mudança de temperatura para os 5% mais quentes dos dias em relação à média
 

O Dr. Byrne disse: “Este artigo apresenta uma teoria simples para compreender os processos que determinam as temperaturas extremas em terras tropicais.

“Segundo a teoria, o aquecimento é ampliado nos dias quentes porque esses dias são secos: isso é denominado mecanismo ‘mais seco fica mais quente’.

“Esta teoria preenche uma lacuna importante na nossa compreensão do clima tropical e das ondas de calor e espero que o estudo incentive novas pesquisas, usando a teoria, bem como modelos e observações climáticas, para expandir a compreensão das condições meteorológicas extremas nos trópicos e além.”

Referência: Byrne, M.P. Amplified warming of extreme temperatures over tropical land. Nat. Geosci. (2021). https://doi.org/10.1038/s41561-021-00828-8

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.