sábado, 6 de novembro de 2021

Mudanças na distribuição regional de gordura na menopausa - Mais do que aquilo que os olhos veem

Sabe-se que as alterações na distribuição de gordura relacionadas à menopausa aumentam o risco de eventos cardiometabólicos em mulheres. Greendale e colegas objetivaram esclarecer as mudanças na distribuição regional da gordura relacionadas à distribuição da gordura visceral, ginóide e andróide associada à menopausa em mulheres. Seu estudo, publicado no The Journal of Clinical Endocrinology, acompanhou 380 participantes do Estudo da Saúde da Mulher na Nação (SWAN) por 12 anos para compreender as mudanças na distribuição de gordura durante a pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa.

O estudo de Greendale encontrou diferenças étnicas na distribuição da gordura visceral, ginóide e andróide em mulheres brancas, negras e japonesas. A gordura visceral (que está associada ao aumento do risco cardiometabólico) aumentou em mulheres brancas e japonesas após a menopausa. Por outro lado, as mulheres negras tendem a apresentar uma diminuição da gordura visceral pós-menopausa, apesar do aumento da gordura corporal total em comparação com outros grupos étnicos. Isso sugere que a porcentagem de gordura visceral, em vez da gordura visceral total, pode ser um indicador mais importante da saúde cardiometabólica, e um mergulho mais profundo na avaliação da gordura visceral pode ser mais importante do que apenas a medição da gordura corporal total. Além disso, embora a gordura corporal total fosse menor nas mulheres japonesas, o aumento da gordura visceral pós-menopausa provavelmente as coloca em risco cardiometabólico aumentado após a menopausa.

A razão da circunferência cintura-quadril (RCQ), que tem sido usada há muito tempo como um marcador de obesidade central e, portanto, aumento da gordura visceral e aumento do risco cardiometabólico, não foi significativamente diferente nos diferentes grupos e ao longo do tempo neste estudo. Na verdade, as diferenças nos resultados relacionados à RCQ observados anteriormente podem ser apenas um substituto para o aumento da gordura visceral e diminuição da distribuição da gordura ginóide observada na menopausa.

No cenário clínico, este estudo explica alguns dos fatores que afetam os riscos cardiometabólicos pós-menopausa, explicando as alterações na distribuição regional da gordura, especificamente no que se refere à gordura visceral. Além disso, uma avaliação da distribuição da gordura visceral e do percentual de gordura visceral, em vez da gordura corporal total, é importante na avaliação dos riscos cardiometabólicos, especialmente em mulheres de aparência magra de descendência asiática. O conhecimento das diferenças étnicas na distribuição regional de gordura em todo o espectro de tempo da pré-menopausa à pós-menopausa é importante para direcionar as intervenções que podem reduzir esses riscos em mulheres na menopausa de diferentes origens étnicas.

As limitações do estudo incluem a falta de mulheres hispânicas e de outras etnias asiáticas devido à falta de dados disponíveis sobre esses grupos. O estudo também excluiu mulheres em terapia hormonal durante e após a menopausa. No futuro, determinar as mudanças na distribuição regional de gordura impactadas pela terapia hormonal e a diferença no risco cardiometabólico ampliaria o conhecimento na área de saúde da mulher relacionada à menopausa.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.