domingo, 27 de agosto de 2023

Grãos integrais e Diabetes Mellitus tipo 2


Os grãos integrais são verdadeiros aliados na proteção contra o Diabetes tipo 2. É muito comum no consultório e no ambulatório, pacientes recém diagnosticados com pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2, demonizarem os grãos pelo fato de serem carboidratos. No imaginário popular os carboidratos são açúcares e todo açúcar elevaria a glicemia. Ao longo das ultimas décadas esse tipo de mito vem sendo quebrado. 

Grãos são carboidratos? Sim. 

Carboidratos elevam a glicemia e podem favorecer um mau controle glicêmico? Sim, assim como proteínas e gorduras. Tudo dependerá da quantidade e da composição da refeição. Ou seja, da combinação entre os macronutrientes. 

Carboidratos são riscos em fibras? Sim e esse é o diferencial em auxiliar no melhor controle da glicemia. Além de ricos em fibras, também possuem vitaminas e minerais, favorecendo uma "desaceleração" na absorção de glicose, auxiliando no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Ao contrário dos grãos refinados, os integrais mantêm suas partes nutritivas intactas, o que contribui para uma digestão mais lenta e uma sensação de saciedade prolongada, evitando picos de glicemia. 

Opções como aveia, quinoa, arroz integral e trigo integral são algumas das valiosas escolhas para compor uma alimentação equilibrada e saudável. Principalmente se combinados a vegetais folhosos, frutas com baixo índice glicêmico e combinados a fontes proteicas. 

Exerça a criatividade na cozinha e inclua esses alimentos em suas receitas diárias. Cuidar da saúde nunca foi tão saboroso e acessível. Cuide-se, alimente-se bem e desfrute de uma vida plena e equilibrada!

No Site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) há várias receitas, porém, o profissional mais habilitado para te ajudar nas receitas que se adequam ao seu caso é o Nutricionista.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.