quarta-feira, 21 de março de 2012

Suplementos e perda de peso


Uma pesquisadora da Universidade de Oregon (EUA) analisou todo o corpo de evidências científicas disponíveis em torno dos suplementos para perda de peso, o estudo foi publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.

Melinda Manore revisou os dados experimentais de centenas de suplementos para perda de peso e concluiu que não existem evidências científicas de que qualquer produto tomado individualmente influa em uma perda de peso significativa - e muitos deles têm efeitos prejudiciais à saúde.

Poucos produtos, incluindo o chá verde, fibras e suplementos lácteos de baixo teor de gordura, podem levar a uma perda de peso modesta, de cerca de 2 kg, mas é importante saber que a maioria destes suplementos foi testada como parte de uma dieta de baixas calorias.

Segundo a pesquisadora, "para a maioria das pessoas, a menos que você altere a sua dieta e faça exercícios diariamente, nenhum suplemento terá um grande impacto".

A pesquisadora estudou suplementos em quatro categorias: produtos como a quitosana, que bloqueiam a absorção de gordura ou carboidratos, estimulantes, como a cafeína e a efedrina, que aumentam o metabolismo, produtos como o ácido linoléico conjugado, que pretende alterar a composição corporal diminuindo a gordura, e supressores de apetite, tais como fibras solúveis.

Ela descobriu que muitos produtos nunca foram submetidos a ensaios clínicos randomizados, que examinassem sua eficácia.

A maioria dos produtos levou a uma perda de peso de menos de 900 gramas em comparação com os grupos que receberam placebo.

A pesquisadora afirma que adicionar fibras, proteínas, cálcio e beber chá verde pode ajudar no emagrecimento, mas nenhum deles terá muito efeito a menos que você se exercite e coma frutas e legumes.

A pesquisadora, que também é nutricionista, dá dicas gerais para um estilo de vida saudável:

- Não saia de casa de manhã sem ter um plano para o jantar. Comer espontaneamente frequentemente resulta na escolha de alimentos mais pobres.

- Se você comer fora, comece a refeição com uma grande salada com molho de baixas calorias ou uma sopa. Você vai se sentir muito mais satisfeito e menos propensos a comer o seu prato principal inteiro. Melhor ainda: divida o seu prato principal com um companheiro de jantar ou simplesmente peça um acompanhamento para a sopa ou salada e dispense o prato principal.

- Encontre maneiras de se manter em movimento, especialmente se você tem um trabalho sedentário. Manore contou que ela própria coloca as chamadas em viva-voz para que possa ficar andando enquanto fala. Durante as reuniões longas, pergunte se você pode ficar de pé ou andar um pouco.

- Coloque vegetais em todas as refeições. Rale legumes em seu molho de macarrão, adicione-os na carne ou simplesmente compre um monte de saquinhos de frutas/vegetais para comer durante o dia.

- Aumente as fibras. A maioria das pessoas não come fibras suficientes. Quando possível, coma fontes de fibra "molhadas" em vez de secas - mingau faz você se sentir mais cheio do que um biscoito de fibras.

- Certifique-se de comer frutas e verduras em vez de beber calorias - comer uma maçã em vez de beber suco de maçã, por exemplo. Compare itens que parecem semelhantes e coma o que fisicamente ocupar mais espaço. Por exemplo, comer 100 calorias de uvas, em vez de 100 calorias de passas, vai fazer você se sentir mais satisfeito.

- Elimine os alimentos processados. Manore afirma que as pesquisas mostram que alimentos que são mais difíceis de digerir (como alimentos ricos em fibras) têm um maior "efeito térmico" - uma forma para aumentar o seu metabolismo.

Referência:

Oregon State University. "Study Finds Most Weight Loss Supplements Are Not Effective." Medical News Today. MediLexicon, Intl., 8 Mar. 2012. Web. Traduzido de Medical News Today

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.