sábado, 27 de novembro de 2021

[conteúdo exclusivo para médicos] Vitória na perda de peso para injeções semanais de novo agente de amilina no teste inicial

 Vitória na perda de peso para injeções semanais de novo agente de amilina no teste inicial
— Cagrilintida pelo menos a par com liraglutida após 26 semanas

O análogo investigativo de amilina de longa ação cagrilintida (AM833) ajudou pessoas com sobrepeso ou obesidade, mas sem diabetes, a perder quilos em um ensaio de fase II.

No ensaio randomizado, todas as doses do novo tratamento injetável uma vez por semana produziram perda de peso significativamente maior do que o placebo, relatou David C.W. Lau, MD, da Faculdade de Medicina da Universidade de Calgary Cumming, no Canadá, e colegas da The Lancet.

A redução média estimada do peso corporal desde o início até a semana 26 foi a seguinte:

• Cagrilintida 0,3 mg: 6,0%

• Cagrilintida 0,6 mg: 6,8%

• Cagrilintida 1,2 mg: 9,1%

• Cagrilintida 2,4 mg: 9,7%

• Cagrilintida 4,5 mg: 10,8%

• Placebo: 3,0%

A dose mais alta de cagrilintida também produziu perda de peso significativamente maior do que 3,0 mg de liraglutida (Saxenda). Isso equivaleu a uma perda média de peso de 11,5 kg no braço de cagrilintida de 4,5 mg versus 9,6 kg no braço de liraglutida de 3,0 mg.

Os pesquisadores também apontaram que o declínio no peso corporal observado com a cagrilintida ainda nem havia atingido um platô na semana 26.

"Este é o primeiro estudo a investigar o efeito de doses ascendentes de cagrilintida para o controle de peso", apontou o grupo de Lau. "Antes deste estudo, a cagrilintida mostrou promover a perda de peso de maneira dose-dependente em estudos pré-clínicos e um ensaio clínico."

Como um análogo de amilina acilada de ação prolongada, a cagrilintida atua como um sinal de saciedade no cérebro; também retarda o esvaziamento gástrico e suprime a resposta pós-prandial do glucagon às refeições.

"Dado seu novo mecanismo de ação e a conhecida heterogeneidade de resposta às farmacoterapias atualmente aprovadas, a cagrilintida apresenta uma oportunidade de expandir a gama de farmacoterapias existentes para controle de peso", escreveram os pesquisadores.

Esse agente também pode ser investigado em combinação com outros agentes com outros mecanismos de ação, acrescentaram. Já foi testado em um ensaio de fase I em combinação com 2,4 mg de semaglutida (Wegovy) por 20 semanas, o que produziu uma perda de peso de mais de 17%.

Um comentário de acompanhamento de Kishore M. Gadde, MD, do Pennington Biomedical Research Center em Baton Rouge, Louisiana, e David B. Allison, PhD, da Indiana University School of Public Health-Bloomington, comparou o novo agente com outros agentes.

Em estudos pós-aprovação, o análogo de amilina de ação curta pramlintida (SymlinPen), com doses mais altas injetadas três vezes ao dia, produziu uma perda de peso cerca de 2,8% maior do que o placebo durante um período de 16 semanas.

"A perda de peso alcançada com cagrilintida no estudo de Lau e colegas é clinicamente significativa, maior do que a alcançada com a pramlintida, e merece exame adicional em ensaios de maior duração", escreveram Gadde e Allison.

Além disso, eles observaram, "a perda de peso de 26 semanas subtraída por placebo com cagrilintida, assumindo que é durável por mais tempo, parece ser maior do que a observada com orlistate e naltrexona-bupropiona, aproximadamente a mesma que com liraglutida, e menor do que com fentermina-topiramato e

Além da redução de peso corporal, a cagrilintida não pareceu ter nenhum efeito significativo na hemoglobina A1c (HbA1c) ou na glicose em jejum. No entanto, houve uma queda nas concentrações de insulina em jejum em todos os grupos de tratamento até a semana 26.

As quedas nos triglicérides e colesterol de densidade muito baixa foram significativamente maiores com as duas doses mais altas de cagrilintida versus placebo, mas foram semelhantes às da liraglutida.

Todos os grupos de tratamento também viram maiores melhorias nos escores revisados do Questionário de Alimentação de 18 itens revisados da versão 2, marcados por maior restrição cognitiva com alimentação, alimentação emocional e alimentação não controlada.

Os eventos adversos foram mais comuns com cagrilintida do que placebo, mas semelhantes ao da liraglutida. No geral, 4% dos participantes desistiram do ensaio. Os eventos adversos mais comumente relatados foram relacionados ao GI -- náuseas, constipação e diarréia -- juntamente com reações no local da administração.

Realizado em 57 locais internacionais, o estudo de determinação de dose de fase II envolveu um total de 706 participantes com pelo menos 18 anos de idade. As mulheres não poderiam ter potencial para engravidar (pós-menopausa ou pré-menopausa com histerectomia documentada, etc.). Todos tinham obesidade, definida como um IMC de pelo menos 30, ou sobrepeso com um IMC de pelo menos 27 mais hipertensão ou dislipidemia. Diabetes, definido como uma HbA1c de 6,5% ou mais, foi motivo de exclusão. Além disso, quaisquer pacientes com tratamento prévio ou planejado para obesidade com cirurgia ou um dispositivo de perda de peso foram excluídos.

Os pacientes randomizados 6:1 para qualquer dose de cagrilintida foram iniciados com 0,3 mg (para uma dose final de 0,3 mg) ou 0,6 mg (para todas as outras doses) por semana na randomização, que foi aumentada incrementalmente a cada 2 semanas até atingir a dose final.

Todos os participantes também receberam aconselhamento sobre dieta e atividade física.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.