sexta-feira, 23 de maio de 2025

No estudo VITAL a suplementação de Vitamina D mostrou proteção nos telômeros

"Aqui é a Dra. JoAnn Manson, professora de medicina na Escola Médica de Harvard e no Hospital Brigham and Women's. Gostaria de conversar com você sobre um relatório recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition que sugere que a suplementação de vitamina D tem um papel promissor na proteção dos telômeros e na desaceleração do encurtamento dos telômeros, de acordo com os resultados do estudo randomizado VITAL.

Os telômeros são estruturas especializadas da cromatina localizadas na extremidade dos cromossomos e desempenham um papel na manutenção da estabilidade e da integridade dos cromossomos durante a divisão celular. Pessoas com telômeros muito curtos têm maior probabilidade de apresentar células em processo de senescência e apoptose, além de maior probabilidade de apresentar condições relacionadas ao envelhecimento, como doenças cardiovasculares, câncer e mortalidade prematura. 

Quero reconhecer que sou coautor e coinvestigador deste estudo. Estávamos interessados ​​em analisar o efeito da suplementação de vitamina D no comprimento dos telômeros porque pesquisas anteriores sobre essa relação haviam sido promissoras, e vimos que a suplementação de vitamina D no VITAL teve um efeito na redução dos riscos de doenças selecionadas relacionadas ao envelhecimento. No VITAL, vimos que a suplementação de vitamina D reduziu o risco de cânceres avançados, câncer metastático fatal e doenças autoimunes, e reduziu alguns biomarcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa. Em um estudo separado, nossos colegas também descobriram que 2.000 UI por dia de vitamina D estavam associadas a níveis aumentados de telomerase, que têm um papel na preservação do comprimento dos telômeros. No entanto, não havia estudos anteriores em larga escala e longo prazo avaliando o efeito da suplementação de vitamina D na preservação do comprimento dos telômeros.

Para abordar isso, conduzimos um estudo com 1.071 participantes cuja idade média era de cerca de 65 anos. A maioria dos participantes teve coletas de sangue no início do estudo, 2 anos e 4 anos, e o comprimento do telômero foi medido usando PCR quantitativa. O que descobrimos foi que a suplementação de vitamina D, de fato, retardou o encurtamento do telômero. No grupo placebo, houve encurtamento substancial ao longo dos 4 anos; e no grupo da vitamina D, houve encurtamento mínimo no mesmo período. Ao longo da intervenção de 4 anos, houve uma diferença significativa no encurtamento do telômero entre os grupos, com um valor de P  de 0,037. Estimamos que essa diferença equivaleu a uma diminuição de 3 anos no envelhecimento, com base em outros estudos longitudinais que analisaram a quantidade de perda de telômero com o envelhecimento.

Certamente precisamos replicar essas descobertas e gostaríamos de vê-las avaliadas em outros estudos. Gostaríamos também de analisar se a suplementação de vitamina D pode afetar outras vias biológicas envolvidas no envelhecimento, como os relógios epigenéticos e os relógios proteômicos. No entanto, essas descobertas são promissoras e indicam que a vitamina D pode ter um papel no combate ao envelhecimento celular e na desaceleração de pelo menos uma das vias biológicas do envelhecimento. Para a suplementação de ômega-3, não observamos um efeito significativo da intervenção no encurtamento do comprimento dos telômeros."


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.