domingo, 7 de abril de 2019

O que não estamos comendo está nos matando, conclui estudo global

Qual fator de risco é responsável por mais mortes no mundo do que qualquer outro? Não é o tabagismo. Nem mesmo pressão alta. É uma dieta pobre.

“Em muitos países, a dieta pobre agora causa mais mortes do que o tabagismo e a pressão alta”, disse Ashkan Afshin, professor assistente do Instituto de Medição da Saúde e Avaliação da Universidade de Washington.

E não é só que as pessoas estão escolhendo opções insalubres, como carne vermelha e refrigerantes açucarados.

Igualmente importante, disse Afshin, principal autor de uma análise de 27 anos da dieta global publicada na revista The Lancet , é a falta de alimentos saudáveis ​​em nossas dietas, juntamente com altos níveis de sal.

Enquanto tradicionalmente toda a conversa sobre dieta saudável tem se concentrado em reduzir a ingestão de alimentos não saudáveis, neste estudo, mostramos que, em nível populacional, uma baixa ingestão de alimentos saudáveis ​​é o fator mais importante, ao invés do alto ingestão de alimentos não saudáveis ​​”, disse ele.
Uma em cada cinco mortes no mundo – cerca de 11 milhões de pessoas – em 2017 ocorreu devido ao excesso de sódio e falta de grãos integrais, frutas, nozes e sementes, descobriu o estudo, em vez de dietas recheadas com gorduras trans, açúcar bebidas açucaradas e altos níveis de carnes vermelhas e processadas.

O grande tamanho do estudo significa que essas descobertas são relevantes para todos, não importa onde morem, disse Andrew Reynolds, pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, que não esteve envolvido no estudo.

“As descobertas do documento vão informar as decisões políticas que determinam qual alimento está disponível nos países ocidentais, como ele é comercializado e potencialmente o que custa nos próximos anos”, disse Reynolds.

15 fatores de risco dietéticos

Na análise, financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates, Afshin e seus colegas analisaram 15 fatores de risco dietéticos e seu impacto na morte e incapacidade.

Altos níveis de carnes vermelhas e processadas não saudáveis, bebidas adoçadas com açúcar, ácidos graxos trans e sal – todos conhecidos como riscos para a saúde – foram comparados com os efeitos de uma dieta baixa em muitos alimentos saudáveis.

Esses itens saudáveis ​​incluíam frutas, legumes, grãos integrais, leite, cálcio, nozes e sementes, fibras, legumes ou feijão, ácidos graxos ômega-3 de frutos do mar e gorduras polinsaturadas, as gorduras boas encontradas para salmão, óleos vegetais e algumas nozes e sementes.

Exceto o sal, que era um fator de risco chave na maioria dos países, o estudo encontrou carnes vermelhas e processadas, gorduras trans e bebidas açucaradas na parte inferior do gráfico de risco para a maioria dos países.

De fato, mais da metade de todas as mortes relacionadas à dieta global em 2017 foram devidas a apenas três fatores de risco: comer muito sal, não consumir grãos integrais suficientes e frutas não suficientes.

Esses riscos são verdadeiros, independentemente do nível socioeconômico da maioria das nações, disse Afshin.

O novo estudo faz parte do relatório anual Global Burden of Disease, preparado por um consórcio de milhares de pesquisadores que rastreiam a morte prematura e a incapacidade de mais de 350 doenças e ferimentos em 195 países.

Em janeiro, o consórcio lançou sua ” dieta para um planeta saudável ” , segundo a qual reduzir o consumo de carne vermelha e açúcar pela metade e aumentar a ingestão de frutas, vegetais e nozes pode prevenir até 11,6 milhões de mortes prematuras sem prejudicar o planeta.

Afshin disse que uma visão geral do estudo atual, mas poucos detalhes, foi publicada no relatório do ano passado, tornando a versão deste ano “a análise mais abrangente sobre os efeitos da dieta já realizada”, apesar de algumas falhas e lacunas metodológicas em dados de países subdesenvolvidos.

“Essa é uma boa reivindicação”, disse Reynolds. “Os estudos são publicados todos os anos sobre como comemos, no entanto, a quantidade de dados considerados e a representatividade global fazem com que este estudo mereça atenção.” Ele acrescentou que os rankings de risco fornecem aos formuladores de políticas públicas “informações valiosas sobre quais comportamentos alimentares devem ser atingidos primeiro”.

Mortes relacionadas com a dieta por país

Dez milhões de mortes relacionadas à dieta em 2017 foram de doenças cardiovasculares; o câncer foi responsável por 913.000 mortes e o diabetes tipo 2 foi responsável por 339.000 mortes.

Além disso, 66% das deficiências em 2017 de uma série de doenças crônicas foram devidas a esses três fatores.

Curiosamente, a obesidade não era um contribuinte de primeira linha, chegando em sexto lugar na lista de riscos globais de doenças, disse Afshin.

O Uzbequistão teve o maior número de mortes relacionadas à dieta, seguido pelo Afeganistão, Ilhas Marshall, Papua Nova Guiné e Vanuatu. Israel teve o menor número, seguido pela França, Espanha, Japão e Andorra, um minúsculo principado entre a França e a Espanha.

Em termos de taxas de mortalidade mais baixas, o Reino Unido ficou em 23º lugar, acima da Irlanda (24º) e Suécia (25º), enquanto os Estados Unidos ficaram em 43º lugar, após Ruanda e Nigéria (41º e 42º). A Índia ficou em 118º e a China ficou em 140º lugar.

Maiores fatores de risco

Para os Estados Unidos, Índia, Brasil, Paquistão, Nigéria, Rússia, Egito, Alemanha, Irã e Turquia, a falta de grãos integrais foi o maior fator de risco; para muitos outros países, que vieram em segundo ou terceiro lugar. Isso não significa que as pessoas nesses países não comiam grãos, mas sim que comiam grãos processados, com pouco valor nutricional e o potencial para altas contagens calóricas.

Reynolds, que publicou um estudo no The Lancet sobre o efeito dos grãos integrais este ano, adverte que muitos dos produtos vendidos aos consumidores hoje como “grãos integrais” muitas vezes não são.

Cereais integrais estão sendo incluídos em produtos ultraprocessados ​​que podem ser finamente moídos e adicionados de sódio, adição de açúcares livres e adição de gorduras saturadas”, disse Reynolds. “Acho que todos nós precisamos estar cientes disso e não confundir os benefícios dos grãos integrais minimamente processados ​​e intactos com o que é frequentemente anunciado como produtos de grãos integrais disponíveis hoje”.

Um grão inteiro é definido como o uso de toda a semente de uma planta: o farelo, o germe e o endosperma. O Whole Grains Council fornece um selo, disponível em 54 países , que os consumidores podem procurar certificando o grau de grãos integrais no produto.

Desafios Regionais

O maior fator de risco para a China, Japão, Indonésia e Tailândia foi a quantidade de sódio na dieta. Isso é provavelmente devido aos vinagres de arroz extremamente salgados, molhos e pastas usados ​​para cozinhar alimentos tradicionais asiáticos, disse Afshin.

Isso significa que essas culturas continuarão a viver com esse alto risco? Não necessariamente, disse Corinna Hawkes, que dirige o Centro de Política Alimentar da Universidade de Londres.

“Qualquer pessoa que estude a história da alimentação dirá que as preferências culturais mudam com o tempo”, disse Hawkes, que não participou do novo estudo. “Eles mudam. Mas sim, neste caso, isso provavelmente envolverá uma mudança cultural.”

No México, a falta de nozes e sementes foi o maior fator de risco, seguido pela falta de legumes, grãos integrais e frutas na dieta. E foi um dos poucos países onde as bebidas açucaradas doentias ficaram bem altas – no quinto lugar.

Isso não se deve apenas à preferência cultural por refrigerantes e bebidas açucaradas caseiras chamadas aguas frescas, diz Christian Razo , co-autor do estudo, falta de acesso a água limpa e até mesmo frutas e legumes.

“Não temos água limpa para beber”, disse Razo, que tem doutorado. em nutrição do Instituto Nacional de Saúde Pública do México.

“Então as pessoas têm que comprar água limpa para beber, e se vão ter que comprar alguma coisa, preferem o refrigerante”, disse ela. “Também é mais fácil obter alimentos processados ​​do que frutas e vegetais frescos”.

Razo diz que, embora o México seja um grande produtor de frutas e vegetais frescos, eles são comprados por distribuidores nos Estados Unidos e em outros países, deixando as pessoas nas cidades com pouco acesso a opções novas ou a capacidade de cultivar suas próprias.

“Encorajamos as pessoas a comprar nos mercados locais, mas elas são mais caras”, disse Razo. “É difícil competir com todas essas grandes marcas que compram os produtos. Então, sim, temos um grande desafio.”

Quanto a nozes e sementes, “as pessoas simplesmente não podem comprá-las porque são muito caras”, disse ela.

Apelo à ação

Os formuladores de políticas reagiram ao estudo com um apelo à ação.

A dieta pouco saudável é o principal fator de risco para o ônus global da doença. A importância relativa desse fator vem crescendo e requer atenção urgente”, disse Francesco Branca, diretora do Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da Organização Mundial da Saúde.

“O público precisa estar ciente das ligações críticas entre dieta e saúde e exigir ação pública para melhorar o acesso e a disponibilidade de alimentos que contribuem para dietas saudáveis”, disse Branca. “Considerando a necessidade de ação urgente, a Assembléia Geral da ONU declarou 2016-2025 a Década de Ação da Nutrição das Nações Unidas e está pedindo aos governos que façam tais compromissos”.

Isso vai exigir um esforço coordenado entre os formuladores de políticas públicas, produtores de alimentos, comerciantes e distribuidores, o que será um feito significativo, disse Hawkes.

Voltar para grãos integrais, por exemplo, vai exigir uma mudança completa na economia da produção e distribuição de alimentos, disse ela.

Refinar grãos é altamente lucrativo”, disse Hawkes. “Pegue o milho, por exemplo. Você pode refiná-lo em diferentes ingredientes: ração animal, farinhas refinadas e xarope de milho de alta frutose para citar três. Assim, os fabricantes estão gerando múltiplos fluxos de valor a partir desse processo de refino.

Se dissermos então: ‘Estou produzindo milho para fazer um produto’, precisamos ter diálogos com a indústria para perguntar onde o investimento público é necessário e como podemos mudar o sistema, porque será um grande investimento.” É uma grande e grande mudança “.

Mas Hawkes está esperançoso. Vinte anos atrás, ela disse, quando entrou em uma sala de formuladores de políticas globais de saúde e mencionou a importância da dieta, ela era vista como “uma espécie de pessoa marginal. Agora, quando entro em uma sala e digo isso, é levada a sério”.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho

Autor: Dr. Alberto Dias Filho - Médico endocrinologista em Goiânia e responsável pelo EndoNews

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.