domingo, 7 de abril de 2019

Beber uma garrafa de vinho por semana pode ser como fumar cinco a 10 cigarro

Beber uma garrafa de vinho por semana pode ser como fumar cinco a 10 cigarros no mesmo período de tempo, em termos de risco de câncer, de acordo com um novo estudo do Reino Unido.

O estudo, publicado hoje (28 de março) na revista BMC Public Health , é o primeiro a estimar o “equivalente de cigarro” do álcool, no que diz respeito ao risco de câncer.

Os pesquisadores descobriram que o aumento do risco de câncer ligado a beber uma garrafa de vinho por semana é equivalente a fumar cinco cigarros por semana para homens e 10 cigarros por semana para mulheres.

O objetivo da pesquisa é transmitir melhor os riscos de câncer que estão ligados ao consumo moderado de álcool, que geralmente é considerado menos prejudicial do que fumar cigarros.

De fato, estudos nos EUA e no Reino Unido descobriram que muitas pessoas não estão cientes da relação do álcool com o câncer.

Por exemplo, uma pesquisa de 2017 da Sociedade Americana de Oncologia Clínica descobriu que 70% dos americanos não sabiam que o consumo de álcool é um fator de risco para o câncer .

“Nossa estimativa de um equivalente de cigarro para álcool fornece uma medida útil para comunicar possíveis riscos de câncer que exploram mensagens históricas bem-sucedidas sobre o fumo”, disse a autora do estudo, Theresa Hydes, do Departamento de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital Universitário Southampton, disse em um comunicado . “Esperamos que, ao usar o cigarro como comparador, possamos comunicar essa mensagem de forma mais eficaz para ajudar os indivíduos a fazer escolhas de estilo de vida mais informadas.”

O Dr. Richard Saitz, especialista em medicina do vício e presidente do Departamento de Ciências da Saúde Comunitária da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, disse que a comparação do estudo faz sentido.

“Acho que é hora de comunicarmos os riscos de câncer do álcool – está realmente fora do radar [e] desta forma é uma boa maneira de fazê-lo”, disse Saitz, que não esteve envolvido no estudo.

Ainda assim, os pesquisadores ressaltam que o estudo não está dizendo que o consumo moderado de álcool é o mesmo que fumar. O estudo considerou apenas o risco de câncer, e não os riscos de outras condições de saúde, como doenças cardíacas. Além disso, o estudo analisou o risco de câncer ao longo da vida na população em geral, que pode diferir do risco de câncer de um indivíduo de fumar ou álcool, disseram os autores.

Álcool versus cigarros

Para colocar os riscos de câncer de álcool em perspectiva, o estudo teve como objetivo responder à pergunta: Em termos de risco de câncer, quantos cigarros estão em uma garrafa de vinho ? Um frasco contém cerca de 80 gramas (2,5 onças) de álcool puro.

Os pesquisadores usaram dados nacionais do Reino Unido sobre o risco de câncer durante a vida na população em geral, bem como pesquisas publicadas anteriormente sobre a relação entre álcool, tabagismo e câncer.

Eles estimaram que, entre os não-fumantes, beber uma garrafa de vinho por semana está ligado a um aumento de 1,0% no risco de câncer ao longo da vida para os homens; e um aumento de 1,4 por cento no risco de câncer ao longo da vida para as mulheres. Em outras palavras, se 1.000 homens e 1.000 mulheres bebessem uma garrafa de vinho por semana, cerca de 10 homens extras e 14 mulheres extras desenvolveriam câncer em algum momento de suas vidas, disseram os pesquisadores. O maior risco entre as mulheres é principalmente devido à ligação entre o consumo de álcool e o câncer de mama .

Este risco foi comparável ao consumo de cinco cigarros por semana para homens e 10 para mulheres.

Um “carcinógeno conhecido”

“Todo mundo sabe que os cigarros causam câncer”, disse Saitz à Live Science. “Ouvir que uma certa quantidade de álcool é o equivalente a uma certa quantidade de cigarros” em termos de risco de câncer, é útil para o público em geral, disse ele.

Saitz observou que tem havido pouca discussão sobre os riscos de câncer associados ao álcool , embora o álcool seja um conhecido agente cancerígeno. Mesmo orientações dietéticas discutem o número recomendado de bebidas alcoólicas por dia .

“Se eu não chamasse de álcool ou vinho ou cerveja ou coquetéis, e eu chamasse isso de cancerígeno, ninguém estaria falando sobre quantos copos de um agente cancerígeno você poderia beber”, disse Saitz.

Os autores do estudo observaram que, como o estudo só considerou o risco de câncer, não levou em conta outras doenças ligadas ao tabagismo ou uso de álcool, como doenças respiratórias, cardiovasculares ou hepáticas .

Os autores também apontaram que os fumantes normalmente consomem muito mais do que cinco a 10 cigarros por semana – o fumante médio no Reino Unido consome cerca de 80 cigarros por semana, e o fumante médio nos EUA consome cerca de 100 cigarros por semana.

Ainda assim, “esses resultados destacam os níveis moderados de bebida como um importante problema de saúde pública”, concluíram os autores.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho

Autor: Dr. Alberto Dias Filho - Médico endocrinologista em Goiânia e idealizador do EndoNews

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.