quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Risco de morte x Café da manhã

Uma Relação Entre Mortalidade e Comer Café da Manhã e Fibra

Resumo

Fundamento: Estudos recentes sugerem que jejum intermitente ou pular o café da manhã podem ser boas estratégias para perda de peso e melhor saúde. O objetivo deste estudo foi determinar se o café da manhã regular está associado à mortalidade geral ou cardiovascular.

Métodos: Estudo de coorte com dados de mortalidade de acompanhamento do NHANES 1999-2002. Amostra ponderada nacional. Os resultados foram mortalidade geral e cardiovascular; secundária foi a ingestão de fibras.

Resultados: Dos 5761 participantes, foram identificados 4778 (82,9%) como comedores de café da manhã e 2027 mortes (35,2%); 469 (23,1%) mortes foram devido a doenças cardiovasculares. A ingestão média diária de calorias foi de 2015, e a fibra foi de 16,3 g/dia. Um total de 17,7%, 66,0% e 11,4% dos participantes tinham diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, respectivamente. A análise mostrou que os comedores de café da manhã eram mais velhos, tinham menor índice de massa corporal e comiam mais calorias e fibras diariamente do que os que não comedores de café da manhã. As análises de regressão de risco proporcional de Cox mostraram que, em comparação com os que não comedores de café da manhã, os comedores de café da manhã eram menos propensos a experimentar mortalidade após ajustes multivariáveis (mortalidade geral: taxa de risco [FC], 0,69; intervalo de confiança de 95% [IC], 0,57-0,84 e mortalidade cardiovascular: FC Para os comedores de café da manhã, o consumo de fibras >25 g/dia foi associado a 21% (FC, 0,79; IC 95%, 0,66-0,96) redução na mortalidade por todas as causas após ajustes multivariáveis.

Conclusões: A ingestão diária regular de café da manhã parece estar associada a menor mortalidade geral e cardiovascular, particularmente quando se consome fibra >25 g/dia. Novos estudos examinando alimentos específicos para o café da manhã e o momento dos alimentos seriam úteis.

Introdução

O café da manhã tem sido promovido como a refeição mais saudável do dia por muitos anos na cultura popular. 

Estudos recentes sugerem que comer o café da manhã está associado à redução da morbidade e mortalidade cardiovascular.

Em um trabalho recente de Rong e colegas que incluíram  6.550 participantes acompanhados por 17-23 anos, após ajuste multivariável, participantes que nunca consumiram café da manhã em comparação com aqueles que consumiram café da manhã todos os dias tiveram taxas de risco de 1,87 (intervalo de confiança de 95% [IC], 1,14-3,04) para mortalidade cardiovascular, mas não  mortalidade por todas as causas.

Dois outros estudos de coorte recentes encontraram uma redução na mortalidade cardiovascular e por todas as causas em pessoas que tomam café da manhã.

No entanto, menos se sabe sobre quais alimentos consumidos no café da manhã seriam mais benéficos.

A fibra dietética tem sido associada à mortalidade mais baixa em vários estudos.

Muitos alimentos comuns para o café da manhã, como aveia, cereais e frutas, são comumente consumidos como alimentos para o café da manhã e são ricos em fibras e podem estar contribuindo para o benefício do café da manhã na mortalidade.

Assim, a fibra alimentar deve ser considerada e avaliada como um importante mediador na associação entre desjejum e mortalidade.

No entanto, faltam dados específicos sobre a fibra como fator na associação do café da manhã e mortalidade.

Coortes de longo prazo que incluem ingestão de fibras ajudariam a iluminar seu papel e esclarecer a relação entre o café da manhã e a mortalidade.

O objetivo deste estudo foi confirmar a associação entre café da manhã e mortalidade e determinar se a fibra desempenha um papel mediador chave.

• Discussão

Os achados do presente estudo apóiam uma associação significativa entre comer café da manhã e reduzir todas as causas e mortalidade por DCV após o ajuste e um papel significativo na ingestão de fibras.

A associação não foi evidente em análises não controladas, provavelmente devido à idade média dos indivíduos que comem café da manhã.

Uma vez que os prováveis ​​fatores de confusão de idade e outros fatores de risco sociodemográficos foram incluídos no modelo, a associação entre café da manhã e mortalidade foi evidente.

A adição de fibra como fator revelou a importância da fibra no café da manhã.

Embora não tenha havido associação entre fibra e mortalidade em pessoas que não tomam café da manhã, as pessoas que tomam café da manhã com alto consumo de fibras têm uma redução de 21% na mortalidade por todas as causas após o ajuste, quando comparadas aos que tomam café da manhã com baixo teor de fibras.

A direção da associação é consistente com estudos anteriores que documentam o valor de comer o café da manhã ou os problemas de saúde associados a pular o café da manhã.  

Ma e colegas conduziram uma revisão sistemática e meta-análise do café da manhã em relação ao risco de sobrepeso / obesidade e descobriram que a probabilidade de desenvolver um ou outro era maior em indivíduos que pularam o café da manhã (odds ratio [OR], 1,31; IC 95%, 1,17-  1,47).  

Em outra meta-análise, Bi e colegas examinaram o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e descobriram que o risco relativo ajustado combinado (RR) era 21% maior para pular o café da manhã (RR, 1,21; IC 95%, 1,12-1,31).

Ofori-Asenso e colegas revisaram sistematicamente a associação de café da manhã e fatores de risco cardiometabólico, e descobriram que pessoas que pulavam o café da manhã regularmente também eram 21% mais prováveis ​​(HR, 1,21; IC de 95%, 1,08-1,35; I2 = 17,3%  , P = 0,304) para experimentar doença cardiovascular incidente ou morrer dela do que pessoas que consumiam regularmente o café da manhã.

Essas revisões sistemáticas incluem dezenas de estudos e apóiam o valor do café da manhã.

O café da manhã parece ser benéfico, mas o que as pessoas comem no café da manhã provavelmente importa muito.

Nossos resultados demonstraram que o benefício de mortalidade do café da manhã estava ligado à ingestão de fibras, com uma redução significativa na mortalidade evidente no grupo de café da manhã com alto teor de fibras, que não foi observada em grupos que não tomavam café da manhã ou não tomavam café da manhã com alto teor de fibras.

Em consideração aos possíveis mecanismos para a associação observada, no estudo atual, os que tomam café da manhã tinham níveis mais altos de diabetes e ingeriam mais calorias, o que confunde a sabedoria convencional de estilos de vida benéficos e saúde subsequente.  

Uma possibilidade para explicar os achados inclui o aumento da ingestão de fibras entre os que tomam café da manhã, o que esteve presente em nosso estudo.

Ma e colegas mostraram uma associação entre fibra alimentar e inflamação no Estudo Observacional da Iniciativa de Saúde da Mulher, incluindo valores mais baixos de IL-6 e TNF-alfa.

King e colegas encontraram níveis mais baixos de proteína C reativa em participantes de ensaios clínicos randomizados para uma dieta rica em fibras.

Vários outros estudos encontraram uma associação da ingestão de fibras com biomarcadores inflamatórios.

Outra possibilidade é que o horário da alimentação (tomar o café da manhã) tenha um impacto na inflamação crônica.

Em um estudo realizado por Zhu e colegas, pular o café da manhã foi associado a níveis mais elevados de biomarcadores inflamatórios (P <0,001).

Tomar o café da manhã pode ativar certas vias que inibem a inflamação.

Uma possibilidade adicional é que o café da manhã esteja associado a outros hábitos ou atributos de estilo de vida saudável.

Fatores como aspectos não contabilizados da dieta, atividade física, ingestão de álcool ou outros hábitos saudáveis ​​podem estar indiretamente associados ao café da manhã e podem ter um impacto na saúde cardiovascular e geral que pode ter afetado os resultados do estudo atual.

As limitações do estudo incluem que a ingestão da dieta foi autorrelatada e que a mudança na ingestão de alimentos ou na frequência do café da manhã dos indivíduos ao longo de vários anos não pôde ser levada em consideração.

Além disso, o estudo foi retrospectivo e não um ensaio prospectivo.

Os pontos fortes do estudo incluem a utilização de uma grande coorte nacional representativa e a capacidade de controlar prováveis ​​fatores de confusão.

Em conclusão, este estudo apóia a associação entre comer café da manhã e redução de mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular após possíveis fatores de confusão terem sido levados em consideração.

O estudo acrescenta novas informações de que a alta ingestão de fibras em combinação com o café da manhã pode desempenhar um papel fundamental na saúde geral e na longevidade.

Mais pesquisas são necessárias para que os médicos praticantes se sintam confortáveis ​​com a recomendação de alimentos específicos no café da manhã e com a determinação do momento e da seleção dos alimentos mais vantajosos.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.