quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Cirurgia metabólica para diabetes: saiba o que a SBEM tem a dizer sobre o assunto

Há alguns dias a cirurgia metabólica para tratamento do diabetes, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, vem sendo comentada na imprensa. A SBEM e a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) participaram de vários debates com o Conselho Federal de Medicina e reforçam a necessidade de cautela.

Leia na íntegra o comunicado enviado para imprensa assinado pelo Dr. Alexandre Hohl Vice-presidente da SBEM Nacional.


Nota para Imprensa

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, junto de outras Sociedades médicas de cirurgia, participaram durante mais de um ano de discussões na câmara técnica do Conselho Federal de Medicina, em Brasília.

O assunto era a Cirurgia Metabólica em paciente com Diabetes mellitus e Índice de Massa Corpórea entre 30 e 35. A SBEM não é contrária a cirurgia, e acredita que existem pacientes que podem ser beneficiados com ela.

Porém, ainda há poucos estudos científicos com pacientes exatamente dentro desse IMC, acompanhados por muito tempo.

Isso levanta várias questões científicas e clínicas a respeito da indicação de cirurgia e o acompanhamento dos casos, especialmente o que fazer 5 ou 10 anos após o procedimento caso o resultado seja negativo.

 Está claro que a indicação dessa cirurgia só poderia ser feita por um médico endocrinologista, que é o único especialista com conhecimento suficiente para tentar responder as perguntas que os trabalhos científicos ainda não responderam de maneira clara e precisa.

A cirurgia nunca deve ser indicada por um cirurgião que não tem conhecimento clínico na área do Diabetes Mellitus e só deveria ser realizada por cirurgiões muito experientes em cirurgia Bariátrica.

Outro ponto importante é que, tanto a cirurgia bariátrica quanto a cirurgia Metabólica não retiram a necessidade de dieta e atividade física como tratamento.

Todo paciente precisa ser muito bem informado disto, pois se ele não adere ao tratamento clínico (não toma os medicamentos corretamente, não cuida da alimentação e não faz exercícios físicos), fazer uma cirurgia Metabólica simplesmente não resolverá a situação.

Além dessas questões científicas e clínicas, os custos também precisam ser discutidos. Faltam remédios no Sistema Único de Saúde para tratar Diabetes mellitus. Essa cirurgia será paga pelo SUS?

A SBEM acredita que é preciso ter medicamentos orais, injetáveis e insulinas de qualidade na rede pública de tratamento antes de ter cirurgia Metabólica no SUS.

Isso, porque a maior parte dos pacientes com diabetes não terá indicação dessa cirurgia, mas precisará de remédios e insumos para tratar a doença.

Dr. Alexandre Hohl 
Vice-presidente da SBEM Nacional
Presidente da Comissão Científica da SBEM


Fonte: http://www.sbemsp.org.br/para-o-publico/noticias/148-cirurgia-metabolica-para-diabetes-saiba-o-que-a-sbem-tem-a-dizer-sobre-o-assunto

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.