terça-feira, 19 de julho de 2011

Dieta vegetariana pode proteger contra Doença diverticular do cólon, afirma estudo

Pesquisa publicada no British Medical Journal constatou que os vegetarianos são pessoas menos prováveis de adquirir um distúrbio intestinal comum (doença diverticular – pequenas bolsas da mucosa intestinal que, ao apresentarem inflamações, caracterizam a diverticulite) em relação às pessoas que comem carne.

A doença diverticular foi denominada uma "doença da civilização ocidental" devido ao maior número de casos em países como o Reino Unido e os Estados Unidos em comparação a partes da África. A condição afeta o intestino grosso ou cólon e a causa é relacionada com o não consumo de fibras. Os sintomas típicos incluem dolorosas cólicas abdominais, inchaço, gases intestinais, constipação e diarreia.

Pesquisas anteriores sugeriram que uma dieta pobre em fibras pode levar à doença diverticular, e que os vegetarianos podem ter um risco menor em comparação às pessoas que comem carne, mas ainda havia poucas evidências que poderiam levar a essa conclusão. Por isso, a Dra. Francesca Crowe e sua equipe da Unidade de Epidemiologia do Câncer na Universidade de Oxford começou a examinar a ligação entre uma dieta vegetariana e a ingestão de fibra dietética com o risco de doença diverticular.

Suas descobertas são baseadas em 47.033 adultos britânicos que estavam fazendo parte do estudo da Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição (EPIC)-Oxford. Dos recrutados, 15.459 relataram ser vegetarianos.

Depois de um tempo médio de 11,6 anos, houve 812 casos de doença diverticular (806 admissões hospitalares e seis mortes). Depois de ajustar fatores como fumo, álcool e índice de massa corporal (IMC), os vegetarianos apresentaram menor risco de doença diverticular em comparação aos não vegetarianos.

Além disso, os participantes, com um consumo relativamente elevado de fibra dietética (cerca de 25 g por dia), tiveram um menor risco de serem internados no hospital ou morrer de doença diverticular em comparação com aqueles que consumiam menos de 14 g de fibras por dia.

Ter uma dieta vegetariana e uma alta ingestão de fibras alimentares está associado a um menor risco de doença diverticular, dizem os autores. A Pesquisa de Nutrição da UK National Diet mostrou que 72% dos homens e 87% das mulheres não estavam tendo a ingestão média recomendada de fibra dietética – 18 g por dia – e por isso a proporção de casos de doenças diverticulares na população em geral atribuída a uma dieta pobre em fibras pode ser considerável.

Essas descobertas dão suporte às recomendações de saúde pública, que incentivam o consumo de alimentos ricos em fibras, como pães integrais, cereais integrais, frutas e legumes.

Em um editorial de acompanhamento, os pesquisadores da Universidade de Nottingham Hospital discutiram as implicações para a saúde da população e do indivíduo. Com base nesses resultados, David Humes e Joe Ocidente afirmaram que "cerca de 71% comedores de carne teriam de se tornar vegetarianos para evitar um diagnóstico de doença diverticular." Eles acrescentam: "No geral, a oportunidade para prevenir a ocorrência de doença diverticular e outras condições, tais como o cancro colorrectal, provavelmente reside na modificação da dieta, em cada população ou de um nível individual". Mas eles ressaltam que, sobre as evidências, "muito mais é necessário antes que as recomendações dietéticas possam ser feitas para o público em geral".

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.