sexta-feira, 13 de maio de 2011

Como se relacionar com o SOL?

Quando pensamos em câncer de pele quase que imediatamente pensamos no seu agente causal mais lembrado: o sol.
Mas uma série de pesquisas tem mostrado que essa relação não é tão óbvia assim. Na verdade ela pode ser até mesmo inversa. Uma das últimas pesquisas que trataram desse assunto é nacional.

Uma pesquisadora, a drª. Sarita Martins, estudou indivíduos de uma colônia de pescadores do Recife. Trata‐se de uma população em constante e inequívoco contato com a luz solar, numa região em que a incidência solar é farta.

Suas conclusões nos levam a um curioso resultado: o sol não apenas não induz ao câncer de pele, como também parece incrementar uma proteção contra esse câncer. Isso, porém, não parece ser surpreendente para o mundo científico, pelo menos a parcela menos sujeito ao conhecimento médio convencional, que se acostumou a ouvir e obedecer a dogmas como se fosse fruto de ciência honesta e de qualidade.

Um exemplo é o dr. A. Bernard Ackerman, dermatologista, uma das maiores autoridades em câncer de pele. É chefe de um dos mais importantes centros de pesquisa e tratamento em dermatologia, tendo mais de 100.000 atendimentos já realizados, e publicado mais de 600 artigos de pesquisa, além de inúmeros prêmios de distinção, incluindo o de personalidade do ano pela American Academy of Dermatology.

Pois bem, o dr. Ackerman é enfático em contradizer alguns dos pontos mais dogmáticos e geralmente aceitos pelos médicos e público em geral:

1. Não há ligação entre luz solar e melanoma;
2. Não acredita que as queimaduras solares necessariamente causem câncer de pele;
3. Não acredita que o protetor solar possa proteger a pele contra o câncer de pele, especialmente o melanoma.

Saiba mais em: www.tourlife.com.br/blog/?p=62

Autor: Edison Saraiva, médico, clínico geral, homeopata e nutrólogo, atua em estratégias ortomoleculares e ecologia clínica.

Fonte: http://www.alimentando.net/2011/02/filtro-solar-um-contradicto.html

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.