segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Atividades físicas em portadores de câncer de próstata

A prática de atividades físicas pode ser ainda mais importante para homens com câncer de próstata, pois parece reduzir seus riscos de morte, segundo recente estudo da Universidade de Harvard e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, homens que fazem atividades físicas mais vigorosas têm menor risco de morte não apenas por câncer de próstata, mas por qualquer causa.

Acompanhando, por 18 anos, mais de 2,7 mil homens diagnosticados com câncer de próstata, os especialistas descobriram que “os homens podem reduzir seu risco de progressão do câncer de próstata após o diagnóstico ao adicionar atividades físicas à sua rotina diária”. “Esta é uma boa notícia para os homens que vivem com câncer de próstata e se perguntam quais práticas de estilo de vida devem seguir para melhorar sua sobrevivência”, escreveu a pesquisadora Stacey Kenfield, nesta semana, no Journal of Clinical Oncology.

De acordo com os autores, tanto exercícios vigorosos quanto atividades físicas mais leves podem trazer benefícios para os homens diagnosticados com câncer de próstata. Os resultados indicaram que, comparados a homens que caminham menos de 90 minutos por semana em passo leve, aqueles que caminham mais do que isso em ritmo rápido teriam 46% menor risco de morrer. E apenas as atividades vigorosas - mais de três horas por semana - foram associadas a uma redução da mortalidade pela doença - 61% menor risco.

“Observamos os benefícios de níveis possíveis de atividades, e nossos resultados sugerem que homens com câncer de próstata devem fazer alguma atividade física para sua saúde geral, mesmo em pequenas quantidades, como 15 minutos de atividade por dia de caminhada, corrida, ciclismo ou jardinagem”, destacou a pesquisadora. “Entretanto, fazer atividades vigorosas por três ou mais horas por semana pode ser especialmente benéfico no câncer de próstata, assim como para a saúde geral”, concluiu a especialista.

Fonte: Journal of Clinical Oncology. 04 de janeiro de 2011.
Extraído de: http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8829&mode=browse

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.