segunda-feira, 11 de março de 2024

- Dr. quanto está a sua consulta?

Tempos atrás, uma seguidora me perguntou sobre o valor da minha consulta. Passei o contato da secretária e ela se informou. Dias após ela enviou novamente um direct e perguntou o porquê do valor da consulta ser R$800. Então calmamente expliquei, o porquê de eu não atender planos de saúde e do valor da consulta ser esse. E antes que ela viesse com a máxima de que todo médico deve exercer a medicina por amor e não por dinheiro, expliquei que exerço meu papel social de inúmeras maneiras.

Primeiramente expliquei que esse valor está dentro da média que os Nutrólogos cobram, com a diferença que fico 1h a 1:30 com o paciente e ainda forneço o retorno (gratuitamente) que dura de 30 a 40 minutos.

Depois expliquei que muitos Nutrólogos cobram menos, mas “embutem” na prescrição do tratamento, soros, exames, procedimentos realizados na própria clínica. Ou seja, ele cobra menos, mas, sabe que ganhará com soro, pacotes, procedimentos, já que ele indicará para o paciente realizá-los na própria clínica. Diariamente atendo casos assim, de pacientes que foram em “Nutrólogos” ou falsos Nutrólogos (Médico que se diz Nutrólogo mas não tem RQE) e gastaram, 10, 15, 20 mil em clínicas luxuosas.

Expliquei que meu atendimento é personalizado e ético. Sou transparente com meus pacientes. Não indico farmácia de manipulação, faço exame físico minucioso, solicitação racional de exames, anamnese detalhada, pratico educação nutricional dentro do consultório. Estou me atualizando diariamente. Tenho Nutricionistas que treinei ao longo dos anos, da minha inteira confiança e que exijo que sigam meus preceitos éticos e morais. Ou seja, um trabalho minucioso, personalizado, demorado, é difícil fazer por plano de saúde. Já que a maioria remuneram de 80 a 120 reais a consulta + retorno. Por esse valor, jamais conseguiria entregar para meus pacientes o que faço, da maneira que faço.

Por último expliquei, que meu trabalho social exerço no SUS, coordenando um ambulatório de Nutrologia há 09 anos.

Há bons profissionais que cobram menos, claro! Basta procurar. Para vocês não caírem em ciladas. preparei algumas dicas.

Dica 1: Saiba se o profissional que você irá consultar é realmente Nutrólogo. 95% dos que se dizem Nutrólogos na verdade não são. Como saber se um médico é especialista? É bem simples, basta acessar: https://portal.cfm.org.br/busca-medicos
Digitar o nome do médico e o estado onde ele atua. Se ele tem RQE (registro de qualificação de especialista) de Nutrologia. Se ele tiver, ele é realmente Nutrólogo.

Ou seja, ele só pode divulgar em redes sociais que é Nutrólogo se tiver o RQE, do contrário configura uma infração ética e propaganda enganosa. Ter feito pós-graduação não confere título de Nutrólogo. Se ele colocar nas redes sociais Pós-graduação em Nutrologia e não tiver RQE, obrigatoriamente tem que colocar em seguida, em caixa alta: NÃO ESPECIALISTA, de acordo com a resolução vigente de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina.

Dica 2: Tratamento nutrológico geralmente é um acompanhamento por toda a vida, desconfie de tratamentos miraculosos e de difícil adesão (quantidades excessivas de medicações a serem tomadas, fórmulas com preços exorbitantes). Eles geralmente não são sustentáveis ao longo prazo. Ninguém quer ficar dependente de várias medicações por toda a vida.

⚠️As vezes um médico tem a consulta mais barata porém, ele te indicará tratamentos caríssimos e sem respaldo científico (feitos na maioria das vezes na própria clínica) e até mesmo proibidos pelo Conselho Federal de Medicina. Ou seja, o barato pode sair bem caro.

Dica 3: Não existem tratamentos milagrosos quando se trata de Nutrologia. O paciente precisará mudar hábitos de vida, seguir uma alimentação mais saudável, praticar atividade física, dormir bem, construir boas relações interpessoais. Isso não é medicalizável. O médico age como um norteador e o paciente é quem trilha o caminho, colhendo os benefícios/frutos de suas ações.

Dica 4: Consulta Nutrológica é composta por: Anamnese, exame físico e explicação sobre as hipóteses diagnósticas e conduta.
A) Anamnese: Nessa fase extrai-se dos pacientes a queixa principal, a história da doença/situação atual.
B) Exame físico: Durante essa parte eu afiro a pressão arterial sanguínea, verifica saturação de oxigênio, frequência cardíaca, frequência respiratória, verifico o enchimento capilar, grau de hidratação, o peso, quantifica a altura. Verifico a força muscular do paciente através de um aparelho chamado dinamômetro. Examino mucosas, língua, pulsos, unhas, cabelos, ausculto o pulmão, coração, abdome, Enfim, faço o exame físico completo na primeira consulta.
C) Explicação das hipóteses diagnósticas e solicitação de exames complementares caso sejam necessários.
D) Conduta

Dica 5: Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) não fazem parte da Nutrologia:
Ozonioterapia
Prática Ortomolecular Soroterapia da Beleza
Uso de hormônios para fins estéticos
Modulação hormonal
Medicina antienvelhecimento.

Mais recentemente o CFM publicou uma resolução proibindo a prescrição de hormônios para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora de performance esportiva.
https://www.ecologiamedica.net/2023/04/o-conselho-federal-de-medicina-proibiu.html?m=1https://www.ecologiamedica.net/2023/04/o-conselho-federal-de-medicina-proibiu.html?m=1

Dica 6: Desconfie de tratamentos que são proibidos pelo Conselho Federal de Medicina, tais como terapia antienvelhecimento, modulação hormonal, hormônios para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora da performance esportiva.

Sendo que a própria ABRAN tem em seu site um parecer contra Modulação Hormonal:

www.abran.org.br/2018/03/04/posicionamento-sobre-a-modulacao-hormonal/

Dica 7: A prática de comercializar medicações/suplementos dentro do consultório é proibida. Está vetada no código de ética médica no capítulo VIII e artigo 69: “ Exercer simultaneamente a medicina e a farmácia ou obter vantagem pelo encaminhamento de procedimentos, pela prescrição e/ou comercialização de medicamentos, órteses, próteses ou implantes de qualquer natureza, cuja compra decorra de influência direta em virtude de sua atividade profissional.” Ele pode abrir uma empresa que vende a aplicação de fármacos e nutrientes injetáveis, realiza procedimentos.

Médico também não pode indicar farmácia de manipulação.

Dica 8: Há muitas fake News em saúde. Profissionais que alastram pânico na Internet, criam problemas para te vender soluções. Desconfie sempre.

Para mais dicas acesse: https://www.nutrologogoiania.com.br/a-nutrologia/a-consulta-nutrologica/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.