segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Abordagem nutricional do paciente com dor

Manter bons hábitos alimentares é um dos pilares que merece MUITA atenção no tratamento da dor crônica e, mesmo com vários estudos demonstrando tais benefícios de algumas estratégias nutricionais, essa é uma parte que ainda é negligenciada.

A dor crônica é sempre acompanhada do aumento das respostas inflamatórias do organismo, tornando-se um ciclo bem complexo, em que a dor piora a inflamação e a inflamação piora a intensidade das dores.

Então, a utilização de estratégias nutricionais anti-inflamatórias é fundamental nesse quadro, sendo que, particularmente, gosto muito da dieta com padrão mediterrâneo (adaptada a realidade do paciente) para minimizar as respostas pró-inflamatórias do organismo. Nessa dieta, normalmente é priorizado o consumo de alimentos in natura, diminuindo de forma significativa os processados e ultraprocessados.

Ou seja, é um cardápio composto por folhas, legumes, leguminosas, cereais integrais, frutas, leite e derivados desnatados, azeite, peixes e oleaginosas. O consumo de carnes magras é reduzido para limitar a ingestão de gorduras saturadas, as quais em excesso podem agravar o quadro de dor crônica.

Na dieta mediterrânea o consumo de magnésio, zinco, selênio vitaminas em geral, gorduras mono e poli-insaturadas, fibras e compostos bioativos é bem mais elevado, resultando na diminuição de alguns marcadores inflamatórios (citocinas pró-inflamatórias em geral).

Alguns suplementos também podem trazer benefícios em determinados casos, servindo como complemento do cardápio prescrito.

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Pedro Prudente - Médico do esporte, Acunturiatra e pós-graduado em Dor
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.