terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Suco pode causar esteatose hepática?

A esteatose hepática não-alcoólica (acúmulo de gordura no fígado) é uma condição clínica cada vez mais comum no nosso consultório, principalmente pelo aumento da prevalência do excesso de peso e de outros hábitos de vida inadequados. Mas é importante salientar que muitos indivíduos magros apresentam doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) à ultrassonografia de abdome.

Porém, é muito comum algumas pessoas nos perguntarem se a ingestão de sucos naturais podem causar e/ou piorar o quadro da esteatose hepática, devido a maior concentração de frutose nessas preparações.

E a resposta para a maioria dos casos é NÃO!

Os estudos que associam uma maior ingestão de frutose com a esteatose hepática é resultado do consumo de concentrações bem mais elevadas do que comumente é encontrado nos sucos naturais.

Normalmente, para ingerir as quantidades de frutose que poderiam ser danosas ao fígado, é necessário o consumo dos alimentos/produtos alimentícios processados e ultraprocessados que sejam adicionados dos mais variados tipos de xaropes. Em especial os xaropes de frutose. 

Por exemplo, um suco natural de laranja pêra sem casca, que seja preparado com aproximadamente 3 frutas inteiras ( cerca de 600g), terá em torno de 11,4g de frutose, ou seja, não é uma quantidade excessiva como a demonstrada nos estudos que associam com gordura no fígado. 

Outro exemplo que é um pouco mais rico em frutose é o suco integral de uva, que em 200mL há aproximadamente 14.4g de frutose.

Contudo, diferentemente dos produtos ultraprocessados enriquecidos com frutose (que há entre 20-50g de frutose por porção e de forma concentrada), as frutas possuem vitaminas, minerais e dezenas de compostos bioativos antioxidantes, além das fibras, no caso de sucos que não forem coados.
.
Então, desde que você não ingira 1 litro de suco de fruta diariamente e tenha bons hábitos alimentares, 1 copo de suco/dia não trará problemas. Mesmo de Uva, Laranja... Ou seja, dependerá da quantidade e do que você ingere junto.

Lembre-se que aqui consideramos apenas a frutose, no entanto, os sucos possuem maior densidade calórica e o consumo deverá ser adequado de acordo com as necessidades do paciente! O excesso poderá também favorecer ganho de peso e aumento de triglicérides e de ácido úrico, já que ambos elevam com a ingestão alta de frutose/dia.

Dica: Caso queira consumir suco de frutas ricas em frutose, opte por consumir após refeição rica em fibras e proteínas. Não coe o suco e se isso for inevitável acrescente chia ou semente de linhaça ou pssylium. 

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

1 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.