segunda-feira, 25 de junho de 2012

Antioxidante reduz irritabilidade das crianças com autismo


O antioxidante N-acetilcisteína pode ajudar a diminuir a irritabilidade das crianças com autismo, sugere um estudo publicado no “Biological Psychiatry”.

Cerca de 60 a 70% das crianças com autismo sofrem de irritabilidade, facto que faz com que as crianças atirem objetos e sejam agressivas com os outros. Este sentimento pode afetar a aprendizagem e a capacidade das crianças em participarem nas terapias“, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Antonio Hardan.

Assim, uma das prioridades dos investigadores é encontrar novos medicamentos para tratar o autismo assim como os seus sintomas. Atualmente, a agressividade, a irritabilidade e as alterações de humor são tratados com antipsicóticos de segunda geração. Contudo, estes tipos de fármacos causam efeitos adversos graves os quais incluem movimentos motores involuntários, síndroma metabólica e aumento de peso.

Um outro problema do autismo é a falta de tratamentos que consigam controlar os comportamentos repetitivos, a pobre interação social e os problemas de linguagem, característicos dos indivíduos com esta doença. "Atualmente, em 2012, não temos medicamentos eficazes para tratar os comportamentos repetitivos, como o agitar das mãos ou qualquer uma das outras características do autismo”, explicou o investigador.

Para o estudo, os investigadores da Stanford University School of Medicine e do Lucile Packard Children's Hospital, nos EUA, contaram com a participação de 31 crianças autistas que tinham entre 3 e 12 anos de idade. Os investigadores administraram às crianças N-acetilcisteína ou um placebo durante 12 semanas, tendo estas também sido submetidas a uma avaliação antes do início do estudo e durante o tratamento, de quatro em quatro semanas.

Os investigadores constataram, através da utilização de uma escala de avaliação para irritabilidade, que o tratamento com N-acetilcisteína diminui a irritabilidade de 13.1 para 7,2 pontos. Contudo, este antioxidante não reduziu tanto a irritabilidade como os antipsicóticos.

Adicionalmente foi observado que o tratamento com N-acetilcisteína também reduziu os comportamentos repetitivos e estereotipados dos participantes. Foi também verificado que este tratamento apresentou efeitos adversos moderados, nomeadamente diminuição de apetite, diarreia, obstipação e náusea.

Apesar de os investigadores não terem avaliado a forma de atuação do N-acetilcisteína, acreditam que este aumente a capacidade da principal via antioxidante do organismo. Estudos anteriores também tinham indicado que esta doença está associada a um desequilíbrio dos neurotransmissores excitatórios e inibitórios no cérebro. A N-acetilcisteína pode modelar os neurotransmissores excitatórios, sendo assim a sua toma benéfica para os indivíduos com autismo

Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/antioxidante-reduz-irritabilidade-das-criancas-com-autismo?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120611

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.