domingo, 3 de janeiro de 2016

Castanha-Do-Pará

A castanha-do-pará (ou castanha do Brasil) é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Ela é rica em gorduras boas, minerais e fitoquímicos e tem elevado valor nutritivo. 
Este alimento contém substâncias antioxidantes abundantes, especialmente selênio. Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada. As castanhas possuem compostos fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer. 
A castanha-do-pará ainda é importante para a saúde do sistema cardiovascular, ajuda a baixar o colesterol, é boa para a imunidade e ativa o metabolismo da tireoide. 

Principais nutrientes da castanha-do-pará

Castanha-do-pará - 10 gramas (uma porção)
Calorias66 kcal
Gorduras totais6.71 g
Gorduras saturadas1.6 g
Gorduras monoinsaturadas2.38 g
Gorduras poli-insaturadas2.4 g
Proteínas1.43 g
Carboidratos1.17 g
Cálcio16 mg
Ferro0.24 mg
Fósforo72 mg
Magnésio38 mg
Potássio66 mg
Zinco0.41 mg
Vitamina E0.57 mg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. 
A castanha-do-pará possui boas quantidades de potássio. Os benefícios deste nutriente vão desde o controle da pressão arterial até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, também diminui a excreção de cálcio pela urina. 
As castanhas contêm substâncias antioxidantes abundantes, especialmente selênio. Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada. O alimento também conta com fósforo, que é bom para a saúde dos ossos. 
As castanhas possuem fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido a sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer. 
Essa castanha ainda contém um alto teor de glutationa peroxidase, um poderoso antioxidante, que beneficia a saúde de várias formas: reforça o sistema imunológico, protege contra doenças cardiovasculares, tem ação anticancerígena, ativa o metabolismo da tireoide. O ômega 9 também está presente em boas quantidades na castanha-do-pará. 

Benefícios da castanha-do-pará

Boa para o coração: Por ter ação antioxidante e ainda ser rica em gorduras insaturadas, a castanha-do-pará favorece a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim, LDL, e aumentando os níveis do colesterol bom, HDL. 

Protege o cérebro: A castanha-do-pará é rica em gorduras boas que compõem parte do cérebro e ajudam a ter uma melhor memória e raciocínio. Além disso, a ação antioxidante da castanha-do-pará evita a oxidação excessiva dos neurônios, prevenindo doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Esta mesma ação também previne derrames cerebrais. 

Bom para a tireoide: A tireoide depende de alguns minerais para o seu perfeito funcionamento, principalmente selênio, zinco e iodo. Eles fazem parte de reações bioquímicas que permitem a produção dos hormônios tireoidianos. Muitas vezes o hipotireoidismo inicial pode ser corrigido com um nível ideal destes minerais. A castanha-do-pará se torna uma aliada da tireoide por conter boas quantidades de selênio. 

A castanha-do-pará possui ação antioxidante - Foto: Getty Images
A castanha-do-pará possui ação antioxidante
Previne o câncer: A oxidação do DNA das células aumenta as chances de câncer. Por isso, a ação antioxidante que a castanha-do-pará ajuda a prevenir o câncer. 

Melhora a imunidade: Por seu alto teor de ômega-9 e por fornecer antioxidantes diversos como vitamina E, selênio, glutationa e esqualeno, a castanha-do-pará também colabora para a melhor imunidade. 

Ação antioxidante: Por conter boas quantidades de selênio, vitamina E, compostos fenólicos e flavonoides, fitosteróis e esqualeno a castanha-do-pará possui forte ação antioxidante que será benéfica para a saúde do coração, cérebro, irá prevenir o câncer e melhorar a imunidade. 

Quantidade recomendada de castanha-do-pará

A orientação é consumir entre uma e duas castanhas-do-pará por dia, considerando que cada castanha tem cerca de 5 gramas, consuma até 10 gramas. Fique pelo menos dois dias da semana sem consumir este alimento para evitar excesso de selênio. 

Riscos do consumo excessivo

Consumir além de seis castanhas-do-pará pode ser prejudicial para a saúde. Isto porque esta quantidade do alimento possui 542 mcg de selênio, 774% da recomendação diária. O consumo ocasional de uma quantidade maior não vai causar nenhum problema, o que complica é o consumo crônico de altas quantidades da castanha. Pode ocorrer uma overdose de selênio que leva a uma condição tóxica conhecida como selenose. Os sintomas deste problema são náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, irritabilidade, descamação das unhas, perda de cabelo, mau hálito, distúrbios gastrointestinais e danos ao sistema nervoso. 

Como consumir a castanha-do-pará

A melhor maneira de consumir a castanha-do-pará é in natura e sem sal, pois irá evitar excesso de sódio e consequentemente de problemas cardiovasculares. A castanha deve estar sem a presença de ranço e é interessante adquirir as versões que já vem embaladas. Isto porque as versões à granel tem maior risco de contaminação, pois são manipuladas por várias pessoas e nem sempre há o controle de validade e exposição do ambiente. 
A castanha-do-pará é boa para a tireoide - Foto: Getty Images
A castanha-do-pará é boa para a tireoide
Além disso, a umidade no local onde a oleaginosa é armazenada pode aumentar o risco da proliferação de fungos no alimento, como o Aspergillus flavus e o Aspergillus parasiticus, que produzem substâncias tóxicas. 
Se não tiver outra alternativa para a venda à granel, prefira comprar em locais em que a rotatividade do produto é alta e se informe sobre o dia da semana em que o produto novo é entregue e faças as compras neste dia. 

Interações

A castanha-do-pará possui o ácido fítico, substância que poderia interferir na absorção de outros minerais. O ácido fítico também está presente em inúmeros alimentos tais como nozes diversas, amendoim, sementes, feijão/legumes e grãos, cereais, tubérculos e folhas verdes. Esta é a forma com que os vegetais armazenam o fósforo, um mineral essencial para a produção de energia. Apesar de sua aparente desvantagem, o ácido fítico é semelhante em alguns aspectos a uma vitamina, e metabólitos do ácido fítico têm funções necessárias nas células. 
Os estudos sugerem que o ácido fítico confere propriedades protetoras contra doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Portanto, a quantidade recomendada de castanha-do-pará não pode causar nenhum problema de absorção mineral e não há problemas em ingerir a castanha com outros alimentos. 

Contraindicações

A castanha-do-pará só não é indicada para pessoas que têm alergia a este alimento. 

Onde encontrar

A castanha-do-pará pode ser encontrada em supermercados, mercados, hortifrútis e lojas de produtos naturais. 

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17977-castanha-do-para-e-benefica-para-o-coracao-e-o-cerebro

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.