segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Reflexões sobre o Congresso Brasileiro de Nutrologia


Voltei!

Após quase uma semana em São Paulo, retornei pra Goiânia e já estou de partida para Joinville essa semana rs. Fui ao Congresso Brasileiro de Nutrologia, (CBN) prestigiar amigos e levar meus afilhados. Voltei com o coração abastecido e o cérebro repleto de ideias. 

Sempre fui comunicativo, desde muito pequeno sempre tive muitos amigos, colegas. Em 2014 quando fundei o movimento Nutrologia Brasil, comecei algo despretensioso, na verdade jamais imaginei as proporções que o movimento tomaria e como ele impactaria na Nutrologia. Éramos apenas um grupo de médicos da pós-graduação de Nutrologia (CNNUTRO) da ABRAN. Hoje somos 192 médicos que lutam pela especialidade. Dentro do movimento temos personalidades famosas na Nutrologia como Dr. Dan Waitzberg, Dr. Andrea Bottoni. Nossas decisões em conjunto são levadas a quem representa a especialidade (ABRAN) e esse final de semana pude perceber a grandiosidade no movimento. Conseguimos voucher de desconto para todos os membros em vários eventos da área. Ajudamos na organização de eventos indicando colegas para ministrarem palestras. Criamos o Curso de Nutrologia para acadêmicos de Medicina, no qual 44 membros do Movimento dão aula voluntariamente em um curso gratuito de quase 160 horas ao longo de dois anos.

Desde o momento em que pisei no congresso não parei. Fui reencontrando amigos, conhecendo pessoas que só tinha contato através do movimento. A cada passo que eu dava, alguém me parava para pedir foto. Eu me senti uma sub-celebridade. Gente que auxiliei na vida mas eu nem lembrava. 

É muito gratificante ouvir que você ajudou a alavancar a carreira de um colega. Que você abriu portas. Indicou a pessoa para dar aula em alguma instituição de ensino. Que você tirou a pessoa de um caminho tortuoso. Centenas de fotos, abraços, muito carinho e palavras de reconhecimento pelo nosso árduo trabalho na Nutrologia. Muito bom conhecer pessoalmente pessoas que criei verdadeiros laços de amizade ao longo de quase  uma década.

Encontrei o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Dr. Durval Ribas Filho) e ele me agradeceu por tudo que temos feito pela especialidade. É muito bom esse tipo de reconhecimento. Falou que moro no coração dos membros da ABRAN. E após esse turbilhão de emoções, percebo que nada no mundo paga esse tipo de fala. 

Tão importante quanto a admiração pelos pacientes, é ser admirado por seus pares (profissionais que foram meus mestres e que me auxiliaram a chegar até aqui). Nada é capaz de pagar cenas que vivi, do tipo mal conseguir andar em um Congresso sem ser parado e ouvir: "Posso tirar uma foto com vc"?. Centenas de mensagem no grupo Nutrologia Brasil, de colegas falando: "Eu também quero uma foto com o Fred" e depois enviando aquilo como um troféu. Isso é muito, mas muito gratificante mesmo.

Dr. Dan Waitzberg é um dos papas da Nutrologia. Estava no Congresso ministrando uma aula maravilhosa sobre Microbioma intestinal, quando me avisam: Dr. Dan está atrás de você querendo tirar foto. Tive que sair do auditório para encontrá-lo, afinal não é todos os dias que um dos maiores pesquisadores do mundo da Nutrologia fala: Dr. Fred eu quero uma foto contigo também. 

Presidi uma mesa relacionada ao Ensino da Nutrologia nas faculdades de Medicina. Recepcionei os alunos do Curso para acadêmicos de Medicina. Saí com amigos para comemorar o sucesso do evento. Ouvi vários relatos de alunos, de como o Curso de Nutrologia para acadêmicos de Medicina estava mudando a vida deles durante a graduação e mais importante que isso, dando um norteamento na escolha profissional. Saber que sou responsável por isso é extremamente gratificante. 

Sensação de dever cumprido e mais motivação para continuar nessa luta árdua em prol da especialidade.

Juntos somos mais fortes e já estamos ajudando a preparar o CBN 2023, que promete ser melhor que o inesquecível CBN 2022.

Grato a todos meus alunos que compareceram (2023 lutarei para conseguir novamente a inscrição de vocês), afilhados médicos, colegas e aos meus grandes amigos que a Nutrologia me deu. 

Autor: Dr. Frederico Lobo - - Médico Nutrólogo
CRM-GO 13.192 | RQE 11.915 / CRM-SC 32.949 | RQE 22.416 


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.