sexta-feira, 30 de setembro de 2022

O efeito de uma dieta mediterrânea sobre os sintomas de depressão em homens jovens (o estudo “AMMEND: A Mediterranean Diet in MEN with Depression”): um estudo controlado randomizado.

 A depressão é um distúrbio de saúde mental comum que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Na Austrália, cerca de 1 milhão de adultos australianos têm depressão em um determinado ano, e o início precoce pode significar que os pacientes enfrentam graus variados de deficiência por muitos anos de suas vidas. A depressão pode apresentar-se de forma diferente em cada indivíduo; entretanto, as principais características incluem anedonia, humor deprimido e função cognitiva alterada. 

O fardo esmagador das doenças mentais afeta os jovens, com a transição da adolescência para a vida adulta apresentando muitos desafios, como transições significativas entre casa, educação e emprego.

Do ponto de vista do desenvolvimento, as idades de 18 a 24 anos foram descritas como idade adulta emergente, que é um estágio de desenvolvimento de transição entre o final da adolescência e a idade adulta. 

Observa-se um aumento acentuado nas taxas de depressão, com as taxas de doença mental atingindo o pico na idade adulta emergente. Infelizmente, os jovens do sexo masculino raramente procuram ajuda para a sua saúde mental, com apenas 13% dos jovens do sexo masculino com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos a procurar ajuda profissional. 

No entanto, pesquisas mostram que a idade adulta emergente também oferece uma oportunidade para intervenções precoces no estilo de vida, como mudanças na dieta, porque muitos estão aprendendo a cozinhar e assumindo o controle de suas escolhas alimentares pela primeira vez. 

Além disso, a pesquisa mostra consistentemente que os homens tendem a apresentar dietas mais pobres quando comparados às mulheres, tornando os homens jovens de 18 a 25 anos com depressão particularmente precisando de apoio adicional. 

O tratamento padrão do transtorno depressivo maior inclui psicoterapias, como terapia cognitivo-comportamental e medicamentos antidepressivos, como inibidores seletivos da recaptação de serotonina. No entanto, cerca de 30% dos pacientes deprimidos não respondem adequadamente aos medicamentos antidepressivos. 

Recentemente, pesquisadores têm explorado o efeito que nutrientes específicos, certos alimentos e vários padrões alimentares têm sobre a saúde mental no campo emergente da psiquiatria nutricional. Atualmente, a dieta com maior evidência de exercer efeito positivo sobre os sintomas depressivos é a dieta mediterrânea (DM).

A DM é rica em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, frutos do mar, nozes, sementes e azeite de oliva, enquanto é baixa em alimentos “rápidos” processados, carne vermelha e açúcar. Embora muitas evidências observacionais mostrem que aqueles que seguem uma DM têm um risco reduzido de desenvolver depressão, apenas alguns ensaios experimentais foram realizados, mostrando que uma DM também pode ajudar a tratar o transtorno depressivo maior (TDM) ativo. 

No entanto, esses 2 estudos foram realizados em adultos mais velhos, com idade média de 40 e 44, sem estudos até o momento explorando uma DM em adultos jovens com depressão clínica.

Intervenções voltadas para a prevenção ou tratamento precoce da depressão são urgentemente necessárias. Além disso, há pesquisas limitadas sobre o efeito de uma DM na qualidade de vida (QV) em pacientes com depressão, particularmente homens jovens. 

Os questionários de QV normalmente avaliam as experiências dos participantes de uma doença, como incapacidade, fadiga e dor, e também podem incluir perguntas sobre o bem-estar físico, social e emocional dos participantes. 

Portanto, examinar o impacto da dieta na QV pode fornecer informações adicionais sobre a eficácia das intervenções em vários domínios da saúde.

Objetivos da pesquisa

O objetivo desta pesquisa foi determinar se o aconselhamento nutricional, com foco na DM, poderia melhorar a qualidade da dieta, os sintomas depressivos e a QV de jovens do sexo masculino com depressão. Executamos um estudo controlado randomizado (ECR) examinando o efeito de uma DM em comparação com a terapia de amizade para o tratamento da depressão em homens jovens com depressão clínica. 

Nós hipotetizamos que seguir a DM resultaria em melhora da qualidade da dieta, sintomas depressivos e QV no grupo MD na semana 12.

Métodos

Um estudo controlado randomizado, aberto, de 12 semanas, de grupos paralelos, foi conduzido para avaliar o efeito da intervenção com DM no tratamento da depressão moderada a grave em homens jovens (18-25 anos). A terapia de amizade foi escolhida para o grupo controle. As avaliações foram feitas na linha de base, na semana 6 e na semana 12. A adesão à DM foi medida com o Mediterranean Diet Adherence Score (MEDAS). O desfecho primário foi a Escala de Inventário de Depressão de Beck – versão II (BDI-II) e o desfecho secundário foi a qualidade de vida (QV).

Resultados

Um total de 72 participantes completaram o estudo. Após 12 semanas, os escores do MEDAS foram significativamente maiores no grupo DM em comparação com o grupo de amizade (diferença média: 7,8; ​​IC 95%: 7,23, 8,37; P <0,001). A mudança média na pontuação BDI-II foi significativamente maior no grupo DM em comparação com o grupo de amizade na semana 12 (diferença média: 14,4; IC 95%: 11,41, 17,39; P <0,001). A mudança média na pontuação de QV também foi significativamente maior no grupo DM em comparação com o grupo de amizade na semana 12 (diferença média: 12,7; IC 95%: 7,92, 17,48; P <0,001).

Conclusões

Nossos resultados demonstram que, em comparação com a amizade, uma intervenção DM leva a aumentos significativos no MEDAS, diminuições no escore BDI-II e aumentos nos escores de QV. Esses resultados destacam o importante papel da nutrição para o tratamento da depressão e devem informar os conselhos dados pelos médicos a essa população demográfica específica.

O estudo foi registrado no Registro de Ensaios Clínicos da Austrália e Nova Zelândia (ID do ensaio ACTRN12619001545156) e também foi registrado na Plataforma Internacional de Registro de Ensaios Clínicos da OMS (Número de Ensaio Universal U1111-1242-5215). Am J Clin Nutr 2022;116:572-580.


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.