Suplementar vitamina C, preciso ?

A suplementação de vitamina C efervescente, sem orientação profissional, é algo extremamente comum entre os novos pacientes no consultório. E as justificativas mais frequentes para esse uso são: melhora da imunidade, pele, cabelo e unhas, acelerar a recuperação de gripes e resfriados, dentre outros.

Mas, será que é mesmo necessário suplementar vitamina C?

Para pessoas saudáveis, NORMALMENTE, a resposta é: NÃO!

Alcançar as recomendações diárias de vitamina C é algo MUITO fácil, basta ingerir entre 2-3 frutas por dia e adicionar um limãozinho na salada ingerida nas grandes refeições. Com esse simples hábito seu corpo terá vitamina C disponível para realizar todas as reações essenciais do organismo em que esse nutriente participa (lembrando que em pessoas saudáveis).

Além disso, caso o paciente exagere na ingestão de vitamina C através da suplementação, poderá haver uma alteração no metabolismo do oxalato de cálcio com consequente acúmulo nos rins, resultando em pedras (litíase renal - pedra nos rins). 

E mesmo que haja algum benefício com a suplementação em alguns casos, é preciso orientação profissional nas doses, já que há limites máximos que nosso corpo absorve de vitamina C por vez. Doses acima de 300mg não são absorvidas geralmente. 

Autor: Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 - RQE 11915 - Gostou do texto e quer conhecer mais sobre minha pratica clínica, clique aqui. 

Gostou deste conteúdo e quer se aprofundar em Nutrologia e saúde baseada em evidências?

Sou o Dr. Frederico Lobo, médico nutrólogo titulado pela ABRAN, e desde 2010 produzo conteúdo sobre nutrologia, alimentação, metabolismo, prevenção de doenças e medicina do estilo de vida. Acompanhe meus materiais nas outras plataformas:

📲 Faça parte do meu Canal no WhatsApp: Já são mais de 1.100 membros interessados em saúde e diariamente posto textos, vídeos e podcasts

▶️ Canal no YouTube – vídeos de Nutrologia e saúde

🌐 Site Nutrólogo Goiânia – biblioteca de Nutrologia clínica

📘Site Dr. Frederico Lobo

📘 Blog Ecologia Médica – medicina, meio ambiente e nutrição

📷 Instagram

Comentários