De tempos em tempos surgem as perguntas que se repetem. A pergunta da vez e isso já tem 3 meses:
- Dr. Fred você prescreve Tizerpatida ?
Mas afinal, o que é Tirzepatida?
A Tizerpatida, nome científico do Mounjaro (nome comercial), é uma droga que foi desenvolvida para controle do Diabetes tipo 2, mas que ao longo dos estudos que auxiliava na perda de peso. Semelhante ao que ocorreu com a Liraglutida e com a Semaglutida. A diferença é que a Trizepatida é uma molécula agonista duplo de GLP-1 e GIP (ou seja, age em 2 hormônios), hormônios estes produzidos no intestino e liberados depois das refeições. Isso significa que o medicamento tem a capacidade de estimular a ação tanto do GLP-1, quanto do GIP, aumentando a produção de insulina pelo pâncreas para manter o controle do açúcar no sangue. Para ler mais sobre essa ação clique aqui. Já a Semaglutida e Liraglutida agem somente em GLP-1. E qual a vantagem de agir em 2 hormônios? A perda de peso é maior e na prática tem-se visto menos efeitos colaterais. Assim como a Semaglutida a aplicação é semanal.
E está liberado no Brasil? Para tratamento do Diabetes mellitus tipo 2 a ANVISA liberou, porém, para tratamento da obesidade, ainda é off-label, mas, provavelmente será on label, assim como foi com a Liraglutida e com a Semaglutida.
Infelizmente, a Tirzepatida AINDA não é comercializada no Brasil e estamos na esperança de que logo seja. E aí vem a grande pergunta: Então como várias pessoas estão utilizando?
Ou importam a um preço bem alto, cerca de 6 a 7 mil reais a caneta. Ou usam falsificado. Falsificado? Sim. Falsificado, pois, se a patente ainda não foi quebrada, se o produto não é o original da indústria, então ele só pode ser falsificado. Por mais que algumas farmácias de manipulação tentem falar que não é.
Então, como a droga ainda não é comercializada no Brasil e não confio em produtos falsificados, NÃO ESTOU PRESCREVENDO AINDA. Acho um risco muito grande expor meu paciente a um produto que não tenho certeza da pureza. Paciente meu não é cobaia. Logo, só prescreverei quando a droga estiver sendo comercializada em drogarias do Brasil.
Deixo abaixo um vídeo de um amigo, Dr. Rafael, médico endocrinologista.
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.