sexta-feira, 31 de março de 2017

Quero ser nutrólogo, como proceder?


Definitivamente a Nutrologia se tornou a especialidade "da moda". Isso vem acontecendo já tem cerca de 8 anos. Muitos querem se intitular Nutrólogos mas não querem pagar o preço para utilizar o título. Elaborei um e-book chamado Quero ser Nutrólogo, voltado para estudantes de Medicina e médicos que querem seguir o caminho da Nutrologia. 

As dúvidas mais comuns:
1) Onde cursar Nutrologia?
2) Fazer residência de clínica médica e depois de Nutrologia ou partir para pós-graduação?
3) Quais as pós-graduações de Nutrologia do Brasil ?
4) Quais os pré-requisitos para prestar a prova de título?
5) Como é o mercado da Nutrologia?
6) Quais os prós e contras da Nutrologia ?

Baixe gratuitamente meu e-book: Quero ser Nutrólogo: http://www.ecologiamedica.net/p/e-book-quero-ser-nutrologo.html




13 comentários:

Anônimo disse...

Onde posso realizar a especialização/estágio de 2880h no Brasil? Obrigado!
Email lennoxsamp@gmail.com

Morgana disse...

Por favor onde posso realizar estágio / especialização ?

Dr. Frederico Lobo disse...

Residencia são 10 vagas no pais. Estagio de 2880 horas : Igesp, IAMSPE e BP

Unknown disse...

Boa tarde Dr Frederico, gostaria de saber se os estagios podem ser realizados em hospitais particulares respeitando o critério de supervisao por medico nutrólogo titulado...Existe algum orgao oficial onde podemos consultar a validade do estágio antes da realização do mesmo? obrigada

Dr. Frederico Lobo disse...

Os estágios com 2880 horas anuais são somente nos serviços credenciados pela ABRAN. São esses:


• Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Hospital do Servidor Público Municipal): Três vagas
• Programa de Treinamento Médico em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE): Duas vagas.
• Especialização em Nutrologia do Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo: Quatro vagas
Todos eles tem atividade hospitalar e ambulatorial. São credenciados ao MEC, ou seja sao pós-graduações.

Anônimo disse...

Boa noite Dr.Fredderico Lobo, gostaria de saber onde posso encontrar (um site por exemplo) a lista de serviços médicos que se encaixam na descrição: " 2 (dois) anos completos de atividade em Nutrologia em serviço hospitalar e ambulatorial em serviços reconhecidos pela Associação Brasileira em Nutrologia - ABRAN. SE comprovado isso, com declaração do chefe do serviço de nutrologia (titulado em nutrologia) e diretor clínico, pode-se prestar a prova de título. " Agradeço antecipadamente a atenção.
drgianlscarcela@gmail.com

Unknown disse...

Olá. Tem previsão para abrir essa residência no nordeste?

Katielli disse...

Olá, estou querendo cursar nutrição levando em consideração que me formo com 29 anos, e pretendo fazer em seguida medicina e especializar em nutrologia. Mas não tenho certeza se uma ajuda outra ou se vale a pena. Acredito eu que seria o ti.o relacionar uma a outra porém não tenho experiência nenhuma na área de saúde.
Se alguém com mais experiência poder me dar opinião agradeço.

Dr. Frederico Lobo disse...

São áreas diferentes. Se quer trabalhar montando dietas, fazendo avaliaçao nutricional eu te sugiro fazer nutrição. Se quer trabalhar com diagnóstico de doenças, prescrevendo medicamentos e fazendo intervenções que não são permitidas para não-médicos eu te sugiro a Medicina.

Unknown disse...

tem curso de nutrologia em países estrangeiros ??
Os nutrologos podem atuar na a´rea industrial alimentícia , tipo desenvolvendo ou criando pratos e produtos ??

Dr. Frederico Lobo disse...

Como a Nutrologia ganhou força em países latinoamericanos na década de 20, pelas mãos do médico Pedro Escudero, a Nutro só existe como especialidade em países latinoamericanos e na Espanha. Nos outros países ela entra como uma área de atuação da Medicina. Ou seja, em qualquer lugar do planeta, se quiser atuar em Nutrologia tem que fazer Medicina. Pode até atuar na indústria alimentícia na minha opinião, ou na indústria farmacêutica.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Frederico Lobo. Gostei um tanto do seu texto e da sua disponibilidade em escrever para ajudar nós acadêmicos. Eu tinha dúvidas se realmente queria fazer nutrologia. Depois desse texto fiquei mais motivada e quero fazer a residência. Parabéns pelo brilhante trabalho e por ser tão transparente. Talvez venha daí o seu sucesso. Cordialmente Aline Nogueira

Anônimo disse...

Caríssimo doutor, vi no seu site que o senhor tem um grupo de afilhados. Faço 8º período de Medicina na UNIRV e gostaria de saber se posso ser sua afilhada e acompanhá-lo nos atendimentos no SUS. Quero muito ser Nutróloga. Meu nome é Marilia Almeida e te enviei mensagem no instagram.

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.