sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Low carb regada a carne vermelha e embutidos: é uma boa estratégia?

 

A estratégia low carb ganhou fama e notoriedade nos últimos anos e, inclusive, é difícil ter alguma semana em que não atendo algum paciente que já não tenha seguido essa estratégia ao menos uma vez ao longo do seu processo de mudança alimentar. E existe uma forte onda de divulgação de informações DETURPADAS e MITOS por aí de que as carnes poderiam ser consumidas à vontade ao longo do dia, já que na nossa evolução, nosso corpo só teria benefícios desse hábito que existe desde a era paleolítica. 

Segundo esse MITO, o amido foi reintroduzido de forma "recente" evolutivamente falando e, segundo ele, consumir carboidratos é prejudicial quando comparado ao consumo de carnes.

No entanto, antes de responder a pergunta do tema desse texto, é importante ressaltar que existem estudos que confirmam a presença de AMIDO em ossaturas estudadas que são da era paleolítica. Ou seja, o amido já está inserido na nossa alimentação há milhares de anos e a informação propagada dos que são adeptos a dieta low carb de forma extremista, ou a dieta carnívora e outras estratégias excessivas, estão ERRADAS. 

E agora respondendo a pergunta: fazer dieta LOW CARB regada a carne vermelha e embutidos é uma estratégia PÉSSIMA quando o objetivo é a melhora do estado nutricional e a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis. E eu me arrisco a dizer ainda que, essa estratégia é uma das piores que existem quando o assunto é saúde e cuidados com o meio ambiente.

Já por outro lado, uma LOW CARB bem feita, prescrita corretamente pelo Nutricionista, controlando o consumo das gorduras saturadas e se preocupando com a ingestão de fibras, proteínas e calorias no total, pode trazer resultados excepcionais para muitos casos.

Portanto, caso você se sinta mais apto a fazer a dieta LOW CARB, procure o nutricionista para que seja feita corretamente. O consumo excessivo de carnes vermelhas e embutidos está associado ao um maior risco de doenças crônicas não transmissíveis, inclusive o câncer de cólon (dobra o risco absoluto do surgimento da doença).

E mais, esse tipo de dieta visando o emagrecimento parece não ser nada interessante, já que tem estudos comparando dietas com equivalência de calorias e proteínas, mas com diferença nos tipos de gorduras (saturadas ou mono e poli-insaturadas), mostrando que as dietas ricas em gorduras saturadas (carnes e embutidos em excesso) estão associadas a uma pior resposta na perda de gordura corporal.

Inclusive, a dieta mediterrânea, que é a dieta que mostra melhores resultados com relação a parâmetros metabólicos, possui quantidades pequenas de carne vermelha e menos ainda de embutidos e outros alimentos ultra processados.

Portanto, se você se sentir tentado a seguir uma low carb regada a carnes e embutidos, principalmente se for por seguir perfis ou indivíduos que fomentem esse tipo de estratégia, solicite as evidências científicas que demonstram o que eles propagam por aí. É bem provável que você não receba nenhum trabalho de qualidade mostrando tais benefícios.

Procure um Nutricionista sério e que siga a ciência da nutrição.

Autor:
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor:
Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 - RQE 11915, CRM-SC 32.949, RQE 22.416

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.