quinta-feira, 11 de maio de 2023

Fat Shame

 Fat Shame—Inside and Out
MaryAnn Dakkak, MD, MPH

Você sempre... sempre se parece com isso? O especialista em dor perguntou, acenando com as duas mãos em um círculo na frente do meu corpo. Eu sabia o que ele estava perguntando. Eu sempre fui tão gorda?

Eu vacilei. “Não, eu estive com esse peso apenas uma vez antes, mas geralmente vivo cerca de 10 a 13 quilos a menos do que isso confortavelmente.”

“Mas isso ainda não é aceitável”, disse ele.

“Eu sei,” eu disse.

Ele passou a me contar o que eu já sabia - a obesidade contribui para a inflamação e a dor. Minha mente foi para onde ouço as dúvidas de meus próprios pacientes, que a obesidade é a causa de todas as coisas más, todas as dores, todas as doenças. E foi além: por que ir ao médico se eles apenas apontam para o seu peso? É melhor ficar em casa e apenas lidar com isso.

Toda vez que vou a uma consulta médica, quero me desculpar pelo meu corpo. Minha obstetra é uma amiga da faculdade de medicina. Trabalhamos juntos por 7 anos. Nunca a ouvi mencionar o tamanho de alguém. Ela é estritamente imparcial. No entanto, toda vez que a vejo como paciente, luto contra o desejo de me desculpar por meu peso. Eu sei que ela não se importa, mas eu me importo com o meu tamanho para ela. Ainda não me livrei da culpa aprendida e do estigma contra as pessoas obesas.

Um mês antes da consulta com o especialista em dor, comecei a ter problemas para me vestir. Minha perna esquerda ficou difícil de levantar e tive dores no quadril. Meu filho de 10 anos começou a me ajudar a me vestir de manhã. Eu estava em uma conversa consistente com um anestesiologista e um neurologista, os quais esperavam que os sintomas desaparecessem com o tempo. Então, uma noite, desmaiei devido a fortes dores no quadril esquerdo. Fui ao pronto-socorro. Pedi repetidamente que examinassem minhas costas e minha perna. Ninguém me tocou. Como uma mãe pós-parto obesa que “é claro que tem dores nas costas”, simplesmente aceitei o diagnóstico. Eu internalizei o preconceito. No entanto, eu era mãe pela terceira vez e nunca havia sentido dor nas costas antes. Nunca tive dormência e formigamento. Mas mesmo assim, eu havia internalizado tanto o estigma em torno da obesidade que me questionei quando soube que essa dor não era normal. Não existe dor nas costas pós-parto “normal” que causa fraqueza e dormência em pacientes apenas porque são obesas.

Sem uma resposta da minha equipe médica ou do departamento de emergência, liguei para um amigo. Compartilhei minha experiência com outra mãe médica, uma amiga de anos, e ela veio imediatamente. Ela testou meus reflexos, notando que eu não tinha nenhum na perna esquerda. Ela finalmente conseguiu os cuidados médicos de que eu precisava no hospital onde ela trabalhava.

Foi uma equipe de amigos que cuidou de mim. Um colega de faculdade de medicina que imediatamente ligou para um cirurgião de coluna com quem treinou. Um amigo do ensino médio que era fisioterapeuta e sabia que eu tinha um limiar de dor incrivelmente alto. Um vizinho que sabia que eu trabalhava em todo o mundo e treinava para triatlos e era extremamente ativa apesar do meu corpo acima do peso. Todos eles me conheciam muito bem para apenas atribuir meus sintomas ao meu tamanho. Eles deram a força e as ferramentas para me ajudar a chegar onde estou agora - ainda obesa, mas sem dor crônica e de volta às caminhadas. Um de meus médicos deixou claro que um atraso maior na intervenção resultaria em uma incapacidade mais grave e permanente. Eu conecto diretamente minha obesidade e os atrasos nos cuidados médicos que encontrei.

Há alguns meses, após um ano de consultas para um programa intensivo de perda de peso, optei por uma gastrectomia vertical. Tomei essa decisão devagar, deliberadamente, como uma forma de aumentar minha funcionalidade física com minha perna esquerda, agora permanentemente mais fraca. Na semana anterior à cirurgia, tive uma sensação profunda e inquietante. Eu explorei e cheguei a isso: eu amava meu corpo do jeito que era, de todas as maneiras que tinha sido, e não queria que ninguém, inclusive eu, pensasse que estava fazendo uma cirurgia para perda de peso por causa de qualquer sentimento negativo sobre eu mesmo. Então, escrevi esta nota para mim, minha família e amigos:

Caro Corpo,

Você fez um ótimo trabalho. Você teve 3 bebês. Você viajou, caminhou e nadou por todo o mundo. Você trabalhou em campos de refugiados. Você mudou a vida das pessoas. Você tem um estômago forte e uma disposição forte. Você foi construído para sustentar. Você sofreu uma lesão na medula espinhal e se curou muito bem. Você está prestes a passar por algumas semanas difíceis para poder trabalhar ainda melhor e fazer mais coisas. Mas não é porque eu não te amo e não aprecio você por tudo que você me deu. Você é um corpo maravilhoso. E você ficará incrível depois e poderá fazer ainda mais!

Não vou postar fotos antes e depois. Não vou envergonhar meu corpo antes. Não glorificarei meu corpo depois. Meu corpo é incrível. Qualquer forma ou tamanho que seja.

À medida que os últimos 2 anos se desenrolaram, encontrei mais pacientes com obesidade em meu painel. Encontro mais pacientes com dor pós-lesão. Nunca tive como objetivo criar uma prática clínica em torno da obesidade, mas aqui estou. Uma paciente que teve um bebê no ano anterior disse: “Quero ser mais saudável para ele. Eu quero estar aqui para ele. Eu apenas sentei e ouvi. "Como é 'estar aqui para ele'?" Perguntei. Ela falou sobre se manter ativa. Ela falou sobre lutar para mover seu corpo. Ela aceitou um encaminhamento para uma clínica local de perda de peso e continuamos a trabalhar juntos para melhorar seu bem-estar geral. Especialmente com esse grupo de pacientes, eu ouço mais. Trabalho para eliminar o estigma e a dor que os pacientes experimentaram em nosso sistema de saúde. Eu me concentro na função e nos objetivos. Tento enquadrar a vergonha, o humor deprimido e a baixa autoestima como sintomas de estigma, não de obesidade.

Dois anos após minha visita ao pronto-socorro, continuo sendo uma médica obesa e levemente incapacitada. Minha perna esquerda sempre será mais fraca que a direita. No entanto, essa fraqueza me estimulou a me concentrar em minha função geral e, ao longo desse caminho, na perda de peso e em outros objetivos. Quanto tempo posso andar sem espasmos nas pernas? Posso pedalar um pouco mais? Me sinto forte (assim como me sentia em todos os meus tamanhos) e continuo construindo minha visão do meu corpo com base em sua funcionalidade e no que ele oferece a mim e à minha família.

Os dados sobre o estigma médico da obesidade são condenatórios. Uma pesquisa com estudantes de medicina publicada em 2018 relatou que 74% achavam que a obesidade resultava da ignorância e 28% achavam que as pessoas com obesidade eram preguiçosas. 

Pesquisas semelhantes com médicos ambulatoriais sugerem que cerca de metade tem vieses de obesidade e muitos se sentem despreparados para aconselhar e/ ou tratar a obesidade. Além disso, os pacientes com obesidade são mais propensos a atrasar ou adiar as consultas de saúde.

Enquanto continuo a trabalhar na função do meu corpo físico, outro papel que tenho é como educadora médica e membro do corpo docente. 

Criar e promover um currículo focado em entender e desarmar nossos vieses aprendidos são necessários para fornecer o melhor atendimento a todos os pacientes, independentemente do tamanho.


“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho - Digital Opinion Leader
twitter: @albertodiasf instagram: diasfilhoalberto

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.