segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

[Conteúdo exclusivo para médicos e nutricionistas] Consumo de alimentos ultraprocessados ​​entre adultos nos EUA de 2001 a 2018

Background: Evidências acumuladas ligam os alimentos ultraprocessados ​​à má qualidade da dieta e a doenças crônicas. Compreender as tendências alimentares é essencial para informar prioridades e políticas para melhorar a qualidade da dieta e prevenir doenças crônicas relacionadas à dieta. Faltam dados, no entanto, para tendências na ingestão de alimentos ultraprocessados.

Objetivos: Examinamos as tendências seculares dos EUA no consumo de alimentos de acordo com o nível de processamento de 2001 a 2018.

Métodos: Analisamos dados dietéticos coletados por recordatórios de 24 horas de participantes adultos (com idade > 19 anos; N = 40.937) em 9 ondas transversais do NHANES (2001–2002 a 2017–2018).

Calculamos a ingestão dos participantes de alimentos minimamente processados, ingredientes culinários processados, alimentos processados ​​e alimentos ultraprocessados ​​como a contribuição relativa à ingestão diária de energia (% kcal) usando a estrutura NOVA.

As análises de tendências foram realizadas usando regressão linear, testando tendências lineares modelando as 9 pesquisas como uma variável independente ordinal.

Os modelos foram ajustados para idade, sexo, raça/etnia, escolaridade e renda.

As tendências de consumo foram relatadas para a amostra completa e estratificadas por sexo, faixas etárias, raça/etnia, nível educacional e nível de renda.

Resultados: Ajustando-se às mudanças nas características da população, o consumo de alimentos ultraprocessados ​​aumentou entre todos os adultos dos EUA de 2001–2002 a 2017–2018 (de 53,5 para 57,0% kcal; P-tendência < 0,001).

A tendência foi consistente entre todos os subgrupos sociodemográficos, exceto hispânicos, em análises estratificadas.

Em contraste, o consumo de alimentos minimamente processados ​​diminuiu significativamente ao longo do período de estudo (de 32,7 para 27,4 %kcal; P-tendência < 0,001) e em todos os estratos sociodemográficos.

O consumo de ingredientes culinários processados ​​aumentou de 3,9 para 5,4 %kcal (P-tendência < 0,001), enquanto a ingestão de alimentos processados ​​permaneceu estável em aproximadamente 10 %kcal durante todo o período do estudo (P-tendência = 0,052).

Conclusões: As descobertas atuais destacam o alto consumo de alimentos ultraprocessados ​​em todas as partes da população dos EUA e demonstram que a ingestão aumentou continuamente na maioria da população nas últimas 2 décadas.

“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho - Digital Opinion Leader
twitter: @albertodiasf instagram: diasfilhoalberto

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.