segunda-feira, 7 de novembro de 2022

[Conteúdo exclusivo para médicos] - Redução de triglicerídeos com pemafibrato para reduzir o risco cardiovascular

Abstrato

Níveis elevados de triglicerídeos estão associados ao aumento do risco cardiovascular, mas é incerto se a redução desses níveis diminuiria a incidência de eventos cardiovasculares. O pemafibrato, um modulador seletivo do receptor α ativado por proliferador de peroxissoma, reduz os níveis de triglicerídeos e melhora outros níveis de lipídios.

Metodologia

Em um estudo multinacional, duplo-cego, randomizado e controlado, atribuímos pacientes com diabetes tipo 2, hipertrigliceridemia leve a moderada (nível de triglicerídeos, 200 a 499 mg por decilitro) e níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) de 40 mg por decilitro ou menos para receber pemafibrato (comprimidos de 0,2 mg duas vezes ao dia) ou placebo correspondente. Os pacientes elegíveis estavam recebendo terapia hipolipemiante orientada por diretrizes ou não podiam receber terapia com estatinas sem efeitos adversos e tinham níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) de 100 mg por decilitro ou menos. O desfecho primário de eficácia foi um composto de infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral isquêmico, revascularização coronariana ou morte por causas cardiovasculares.

Resultados

Entre 10.497 pacientes (66,9% com doença cardiovascular prévia), a mediana do nível basal de triglicerídeos em jejum foi de 271 mg por decilitro, o nível de colesterol HDL de 33 mg por decilitro e o nível de colesterol LDL de 78 mg por decilitro. A mediana de seguimento foi de 3,4 anos. Em comparação com o placebo, os efeitos do pemafibrato nos níveis lipídicos aos 4 meses foram -26,2% para triglicéridos, -25,8% para colesterol de lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), -25,6% para colesterol remanescente (colesterol transportado em  lipoproteínas após lipólise e remodelação de lipoproteínas), -27,6% para apolipoproteína C-III e 4,8% para apolipoproteína B. Um evento de desfecho primário ocorreu em 572 pacientes no grupo pemafibrato e em 560 daqueles no grupo placebo (taxa de risco, 1,03; intervalo de confiança de 95%, 0,91 a 1,15), sem modificação aparente do efeito em qualquer subgrupo pré-especificado.

A incidência geral de eventos adversos graves não diferiu significativamente entre os grupos, mas o pemafibrato foi associado a uma maior incidência de eventos adversos renais e tromboembolismo venoso e uma menor incidência de doença hepática gordurosa não alcoólica.

Conclusões

Entre os pacientes com diabetes tipo 2, hipertrigliceridemia leve a moderada e baixos níveis de colesterol HDL e LDL, a incidência de eventos cardiovasculares não foi menor entre aqueles que receberam pemafibrato do que entre aqueles que receberam placebo, embora o pemafibrato tenha reduzido o triglicerídeo, o colesterol VLDL,  colesterol remanescente e níveis de apolipoproteína C-III. (Financiado pelo Kowa Research Institute; PROMINENT ClinicalTrials)

“Compartilhar é se importar”
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
By Alberto Dias Filho - Digital Opinion Leader
twitter: @albertodiasf instagram: diasfilhoalberto

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.