quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Ressalvas sobre o café

O café é uma das bebidas mais queridas, consumidas e estudadas em todo o mundo. Nós, por exemplo, amamos um café bem quente e todos os dias bebemos pela manhã.

Mas a dúvida que vários pacientes que são amantes do café me perguntam, é se podem tomar o quanto quiserem da bebida. Bom, na nossa visão, nenhum alimento ou bebida deve ser consumido de forma livre e excessiva, visto que na Nutrição é preciso MODERAÇÃO em tudo.

Mas, sendo mais científico, diversos estudos já demonstraram que o consumo de 3 a 5 xícaras por dia de café não traz riscos à saúde e, nessa quantidade, está associado com um menor risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. Lembrando também que doses maiores que 5 xícaras por dia não está associado a maiores benefícios para saúde, nem com maior risco de hipertensão arterial.
.
Então, o que te orientamos sobre isso:
  • Beba café diariamente caso você goste, pois pode te trazer benefícios!
  • Não adicione açúcar e, caso faça o uso, reduza gradativamente. Parece impossível, mas é questão de costume. Vá reduzindo a quantidade de açucar ou as gotas de adoçante.
  • Evite ultrapassar 5-6 xícaras de café por dia.
  • Evite ingerir café após às 16-17 horas, mesmo que acredite ser "imune" ao seu efeito estimulante. Algumas pessoas são denominadas de metabolizadores rápidos do café e com isso os efeitos "aceleradores" do café são quase imperceptíveis. Há também os que são metabolizadores lentos e nesses os efeitos são mais proeminentes. Isso ocorre devido um polimorfismo genético. Há um teste genético para saber como você reage ao café.
  • Observe se a ingestão de maiores quantidades de café ao longo do dia não te deixe mais "ansioso (a)", aumenta a frequência cardíaca, frequência respiratória, aumenta o número de evacuações. 
  • Caso seja vegetariano, evite colocar o café próximo as suas grandes refeições. O Café é rico em taninos e isso leva a uma redução de todos os minerais divalentes: ferro, cálcio, magnésio, cobre, zinco. 
  • Se tiver gastrite ou refluxo gastresofágico, evite beber café até que faça o tratamento adequado. O Café pode relaxar o esfíncter esofágico inferior e com isso a comida pode "voltar" para o esôfago com mais facilidade. Além disso substâncias presentes no café podem agredir a mucosa do esôfago e estômago. 
Autores: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.