quarta-feira, 18 de maio de 2022

Depressão atinge mais da metade dos adolescentes obesos

Mais de 50% dos adolescentes obesos preencheram os critérios de depressão, que também foi associada a vários componentes da síndrome metabólica, com base em dados de 160 indivíduos.

Pesquisas anteriores mostram que as consequências metabólicas da obesidade pioram com a coexistência da depressão em adultos, mas uma relação semelhante em adolescentes obesos não foi explorada, de acordo com Nisha Gupta, estudante de medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, Houston, e colegas.

"Essa relação é explicada por uma resposta hiperativa ao estresse e adoção de hábitos de vida não saudáveis", ambos os quais aumentaram durante a pandemia de COVID-19, observaram os pesquisadores em seu resumo.

Em um estudo apresentado na reunião anual das Sociedades Acadêmicas Pediátricas, os pesquisadores revisaram dados de 160 adolescentes obesos atendidos em uma clínica pediátrica de controle de peso entre 1o de julho de 2018 e dezembro. 3 de 2021. Os dados incluíram informações antropométricas, clínicas e laboratoriais. A depressão foi avaliada usando o Questionário de Saúde do Paciente-9 (PHQ-9). O objetivo do estudo foi comparar a prevalência de componentes da síndrome metabólica em jovens obesos com e sem depressão diagnosticada.

No geral, 46% dos pacientes tinham escores PHQ-9 inferiores a 5, o que foi definido como nenhuma depressão clinicamente significativa. 

Um total de 26% tinha diagnósticos atuais ou anteriores de depressão, e 25% preenchiam os critérios de depressão moderada a grave, com escores PHQ-9 de 10 ou mais. 

Notavelmente, 18% dos indivíduos sem história prévia de depressão preencheram os critérios de depressão moderada a grave, escreveram os pesquisadores.

Adolescentes que relataram fadiga diurna ou dificuldade para dormir, e aqueles que relataram comer fora sete ou mais vezes por semana tiveram pontuações mais altas do que aqueles sem esses relatos.

Em análises laboratoriais, escores mais altos do PHQ-9 foram significativamente associados ao aumento de peso, índice de massa corporal, porcentagem de gordura corporal, pressão arterial diastólica e insulina sanguínea em jejum (P < 0,02 para todos).

Os achados do estudo foram limitados pelo tamanho relativamente pequeno da amostra, observaram os pesquisadores. 

No entanto, os resultados sugerem que a depressão é comum, mas muitas vezes subdiagnosticada em adolescentes obesos, e o rastreamento da depressão deve fazer parte do controle da obesidade.

• Estudo Destaca a Necessidade de Rastreamento

O presente estudo é importante por causa do aumento geral da obesidade nos Estados Unidos, que se estende a crianças e adolescentes, disse Tim Joos, MD, um clínico com sede em Seattle com uma combinação de medicina interna/prática pediátrica, em uma entrevista.

"Com o aumento das taxas de obesidade entre crianças e adolescentes nas últimas décadas, estamos vendo mais doenças 'adultas' se infiltrarem nas idades mais jovens, incluindo diabetes tipo 2, pressão alta e agora, depressão", disse ele.

"Os resultados são um alerta para a necessidade de uma melhor prevenção e manejo da obesidade em todo o sistema em adolescentes e a importância do rastreamento e gerenciamento da depressão em adolescentes obesos", enfatizou ele.

O estudo não recebeu financiamento externo. Os pesquisadores não tinham conflitos financeiros para divulgar. Joos não tinha conflitos financeiros para divulgar e faz parte do conselho consultivo editorial da Pediatric News.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.