quinta-feira, 21 de abril de 2022

Tapioca, pão francês ou pão integral ? Qual escolher ?



A grande maioria dos pacientes saudáveis que iniciam uma reeducação alimentar por conta própria e sem auxílio profissional, principalmente focando em "saúde" e emagrecimento, começa ERRONEAMENTE com a exclusão de inúmeros alimentos. 

Um exemplo que vejo com maior frequência, é a exclusão total do pão francês e integral e a troca pela tapioca, que ocorre pela crença de que os pães são ruins à saúde e que "engordariam" mais.

E será que isso realmente vai favorecer a saúde e o emagrecimento?

Bom, é importante considerar os hábitos e preferências alimentares de alguém antes de responder essa questão. Porém, classificando na ordem do mais nutritivo para o menos nutritivo a resposta seria o PÃO INTEGRAL, PÃO FRANCÊS e, por último, a TAPIOCA.

A tapioca ficou por último nesta lista por ser um carboidrato mais refinado, com poucos nutrientes e ausência de fibras e proteínas. Veja a relação nutricional aproximada abaixo:
  • 100g de #pão integral (4 fatias tradicionais), há aproximadamente 253kcal, sendo 50g de carboidratos, 9,5g de proteínas, 3,5g de lipídios e 6,4g de fibras.
  • 100g de pão francês (2 unidades médias), há aproximadamente 300kcal, sendo 58,6g de carboidratos, 8g de proteínas, 3,5g de lipídios e 2,3g de fibras.
  • 100g de #tapioca (5 colheres de sopa em média), há aproximadamente 336kcal, sendo 82g de carboidratos, 2g de proteínas e 0g de lipídios.
Ou seja: o problema não é o pãozinho, mas sim as quantidades que você ingere dele. Lembre-se sempre que antes de querer excluir qualquer alimento que faça parte do seu #hábito alimentar, é importante analisar muito bem o seu contexto e também quais os prós e contras de uma #estratégia como essa.

Um bom Nutricionista pode te auxiliar com isso!

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.