quinta-feira, 24 de março de 2022

O mito do arroz no emagrecimento

Quando o assunto é emagrecimento, arroz é um dos alimentos mais "temidos", tanto que é bastante comum nos atendimentos relatos como "já cortei totalmente o arroz e mesmo assim não estou emagrecendo".

Contudo, será mesmo que o arroz é um grande vilão durante o processo de perda de peso?

A resposta é: na maioria dos casos, NÃO!

Para que você tenha uma ideia, segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO), cada 100g de arroz branco cozido possui aproximadamente 128kcal, o que não é uma densidade calórica excessiva como muitos acreditam. 

Veja bem, caso você consuma 100g de arroz no almoço e 100g de arroz no jantar, somará um total de 256kcal, o que representa aproximadamente 13% da necessidade calórica diária de alguém que precise ingerir 2.000kcal.

Com isso você deve pensar: "mas o arroz possui alto índice glicêmico"!

Sim, é verdade! Porém, há estudos demonstrando que a resposta glicêmica aos alimentos pode variar, E MUITO, entre os indivíduos. Além disso, raramente alguém ingere o arroz sozinho.

Geralmente é refogado com algum tipo e óleo (isso já muda a carga glicêmica da refeição) e pra completar a falácia do índice glicêmico, ele acaba sendo comumente consumido com carnes, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e saladas/vegetais (abundância em fibras), o que muda totalmente o índice glicêmico, reduzindo-o significativamente (na prática consideramos a carga glicêmica da refeição).

Portanto, caso você queira emagrecer, procure o auxílio de um Nutrólogo e posteriormente de um Nutricionista para te auxiliarem na mudança de hábitos. Não saia cortando e eliminando os alimentos habituais da sua dieta de forma aleatória, pois essa ação pode dificultar a perda de peso e gerar transtornos alimentares no futuro. 


Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.