domingo, 13 de março de 2022

Comer quando se tem fome

Acompanhei o surgimento e crescimento da Nutrição Comportamental (USP) no Brasil. Acompanhei a Sophie Deram (uma nutricionista cientista) sendo vanguarda, falando sobre o comer transtornado, dietas desencadeando transtornos alimentares. Fiz cursos na área... tudo isso foi excelente para a minha formação. Tenho gratidão pelos ensinamentos e tento aplicá-los na minha prática clínica. Porém, as vezes eles falham. Não é para todos os pacientes que podemos aplicar esses conceitos.

Abaixo uma postagem de um nutricionista que estuda o tema (Felipe Almeida) e concordo com esse posicionamento dele, porém, lembrando que cada caso é único. O que de real existe é o paciente. Há pessoas que terão benefício utilizando as técnicas clássicas de Nutrição comportamental, outras não.

Autor: Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 - RQE 11915

'Coma conforme sua fome' é uma das dicas generalistas mais sem sentido que existe. 

A fome não é ditada apenas pela presença de nutrientes, mas também pela ação de peptídeos gastrointestinais no sistema de recompensa e no hipotálamo. Há uma conversa entre ambos. 

Exemplo: A grelina não causa apenas fome, mas atua na secreção de dopamina para motivação. Você tem mais fome e maior motivação alimentar. A leptina sabemos que faz o oposto, porém muitos dos que procuram ajuda com nutricionista tem RESISTÊNCIA a esta ação, bem como resistência a ação da
da insulina, que também tem ação crônica de sacietógena. 

Ainda, o que consumimos dita saciação e saciedade. Comer um prato de vegetais com bastante proteína, feijão e frutas volumosas dá muito mais saciedade que um almoço mais leve, com menos proteínas, um pouco de arroz e uma banana de sobremesa. 

Além de ser incorreto ver fome como apenas um sistema de homeostase energética, considerando toda interação com o sistema de recompensa, não podemos ignorar diferenças individuais na ação sacietógena dos peptídeos e nas escolhas alimentares. 

Sentir fome não é necessariamente um problema, irá depender do tamanho desta fome e do quanto o indivíduo a tolera. 

Um pequeno desconforto não significa que ele irá descompensar ou não tolerar mais a dieta. Temos pequenos desconfortos em tudo ao longo do dia e calculamos sempre recompensa, o mesmo vale para dietas quando se busca emagrecimento. 

Terminando duas frases que não fazem sentido de forma generalizada: 'Coma conforme sua fome' e 'Dieta bem feita não se sente fome'.

Autor: Felipe Almeida - Nutricionista

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.