quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Você come quantas frutas por dia ?

 Se sua resposta foi zero ou menos de duas frutas ao dia, saiba que esse é um hábito alimentar que você deve melhorar! E mesmo com uma "onda" crescente de informações divulgadas por ai, dizendo que as frutas são ruins, que "engordam" e/ou que pioram a saúde como um todo, por serem fontes de frutose, saiba que elas NÃO possuem embasamento científico nenhum!

Na verdade, a maioria dos trabalhos publicados demonstram que um maior consumo de frutas está associado ao menor risco do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui a obesidade, doenças cardiovasculares, câncer colorretal, dentre outras!

Com relação à frutose que está presente nas frutas, esse açúcar só se torna um problema quando há uma ingestão excessiva, que é comum apenas com uma alimentação rica em produtos industrializados enriquecidos com xaropes.

Pessoas com alguma condição que favoreça uma má absorção da frutose podem, também, precisar de um controle da ingestão dessas frutas. Porém, a maioria tolera algumas unidades ao longo do dia.

Então, não elimine as frutas da sua dieta! O ideal é que você mantenha um consumo entre 3 e 5 unidades/porções ao longo do dia, tudo ajustado com uma alimentação bem equilibrada. Boa noite!

Autor: 
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.