quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Mas será que misturar carboidratos é mesmo um problema?

Muitos pacientes demonstram um certo receio na hora de misturar e consumir mais de uma fonte de carboidrato em uma mesma refeição, principalmente pela crença de que esse hábito traz prejuízos à saúde e/ou favorece maior ganho de peso.

Mas será que misturar carboidratos é mesmo um problema?

R resposta é: NÃO!

O mais importante é escolher boas fontes de carboidratos e controlar as quantidades ingeridas e, na grande maioria dos casos, misturar outras fontes não trará nenhum prejuízo! Por exemplo, suponha que para suas necessidades você tenha uma prescrição de 150g de arroz em uma grande refeição, mas há também macarrão e você deseja comer ambos. Para evitar o excesso, você pode adequar as quantidades de cada alimento de uma forma equivalente, sendo que ao final da refeição você terá consumido ambos e quantidades de carboidratos e calorias semelhantes.

Mas é bom lembrar que as calorias e os macronutrientes não são os únicos que importam, uma vez que também temos os micronutrientes e as respostas individuais a cada alimento. O que quero dizer é que essa combinação proporcional de dois ou mais tipos de carboidratos não fará com que você engorde mais e não é proibido.


Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor: Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.