sexta-feira, 27 de agosto de 2021

USPSTF Diminui Idade para Iniciar o Rastreamento de Diabetes em Adultos com Sobrepeso/Obesos

Os EUA A Força-Tarefa de Serviços Preventivos (USPSTF) reduziu a idade recomendada para iniciar a triagem para diabetes tipo 2 e pré-diabetes em adultos com sobrepeso e obesidade de 40 para 35 anos.

A força-tarefa também enfatizou a importância de oferecer ou encaminhar indivíduos com pré-diabetes para intervenções preventivas, em um comunicado de Karina Davidson, PhD, do Feinstein Institutes for Medical Research, em Nova York, e colegas.

"Com base em dados que sugerem que a incidência de diabetes aumenta aos 35 anos de idade em comparação com as idades mais jovens, e nas evidências dos benefícios das intervenções para diabetes recém-diagnosticado ... o USPSTF diminuiu a idade para iniciar a triagem", escreveram os autores no JAMA.

A nova orientação - triagem para pré-diabetes e diabetes em adultos de 35 a 70 anos de idade com sobrepeso ou obesidade (recomendação B) - é baseada em uma revisão sistemática de ensaios clínicos. O USPSTF "conclui com certeza moderada que a triagem para pré-diabetes e diabetes tipo 2 e oferecer ou encaminhar pacientes com pré-diabetes para intervenções preventivas eficazes tem um benefício líquido moderado", diz o comunicado.

A revisão encontrou "evidências convincentes" de que intervenções em pessoas com pré-diabetes podem reduzir a progressão para diabetes tipo 2 e reduzir fatores de risco cardiovascular, como pressão arterial e lipídios. A revisão também encontrou "evidências adequadas" de que intervenções para diabetes recém-diagnosticado podem reduzir a mortalidade por todas as causas, a mortalidade relacionada ao diabetes e o risco de infarto do miocárdio, se continuadas por 10 a 20 anos. O (UKPDS) Reino Unido Prospective Diabetes Study, por exemplo, relatou tais benefícios após 20 anos, mas não em um acompanhamento mais curto, disse o comunicado da força-tarefa.

Em um editorial relacionado na JAMA Internal Medicine, Richard Grant, MD, da Kaiser Permanente Northern California em Oakland, e coautores observaram que as recomendações atualizadas do USPSTF são semelhantes ao conselho da American Diabetes Association (ADA) 2021 Standards of Medical Care in Diabetes para rastrear todos os adultos com 45 anos ou mais para diabetes, independentemente do índice de massa corporal (IMC), e para rastrear adultos menores de 45 anos se tiverem IMC de 25 ou mais e pelo menos um fator de risco adicional para diabetes.

Tanto as recomendações do USPSTF quanto da ADA destacam o aumento da prevalência de metabolismo anormal da glicose e diabetes em adultos mais jovens, especialmente entre grupos raciais e étnicos em risco", escreveram Grant e colegas. Eles acrescentaram que um estudo recente baseado em dados do National Health and Nutrition Examination Survey, por exemplo, descobriu que um em cada quatro adultos jovens de 19 a 34 anos tinha metabolismo anormal da glicose.

"O diabetes nos EUA claramente não é mais uma doença limitada a adultos de meia-idade e idosos", disseram Grant e colegas. "A redução da idade para triagem pode facilitar o reconhecimento mais precoce do diabetes, inclusive nos grupos raciais e étnicos de maior risco, e mantém a promessa de reduzir as disparidades a longo prazo nos resultados por meio da perda de peso, outras modificações no estilo de vida e o início oportuno do tratamento médico."

E em um editorial no JAMA, Edward Gregg, PhD, do Imperial College London, e Tannaz Moin, MD, MBA, MSHS, da David Geffen School of Medicine da Universidade da Califórnia, Los Angeles, observaram que as novas recomendações do USPSTF se aplicam a uma grande proporção da população adulta. Mais de 40% serão elegíveis para triagem de acordo com as novas diretrizes, e até um terço delas poderá atender aos critérios para um programa de prevenção.

"Em teoria, uma forte implementação em toda a cadeia de ações recomendadas poderia contribuir para benefícios significativos para a saúde, que vão desde uma incidência reduzida de diabetes até uma redução nas complicações relacionadas ao diabetes", escreveram Gregg e Moin.

No entanto, uma questão que precisa ser abordada, disseram eles, é a baixa taxa de encaminhamento para programas de prevenção para adultos com pré-diabetes. Na Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde 2016-2017 com 50.912 adultos nos EUA, por exemplo, apenas 5% das pessoas diagnosticadas com pré-diabetes relataram ter sido encaminhadas para um programa de prevenção ou perda de peso do diabetes. Dos referidos, apenas 40% relataram realmente participar.

Gregg e Moin observaram que intervenções nacionais e multicomponentes, incluindo o Programa Nacional de Prevenção do Diabetes do CDC e o Programa de Prevenção do Diabetes do Serviço Nacional de Saúde Inglês, atualmente incluem centenas de milhares de indivíduos.

Essas intervenções "se mostraram incentivar a frequência ao programa e a perda de peso quando ocorre encaminhamento e os programas estão disponíveis. No entanto, a inscrição nos EUA representa menos de 1% da população elegível dos EUA, já que a disponibilidade, o reembolso e o engajamento apresentam desafios para o sucesso a longo prazo", escreveram os editorialistas. "As recomendações da USPSTF para agir precocemente e identificar e prevenir o diabetes podem ter seu maior valor se puderem alcançar adultos jovens e vulneráveis por meio de uma gama mais diversificada de opções eficazes de prevenção."

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.