sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Fique atento a problemas oculares em crianças nascidas de mães com diabetes

Crianças nascidas de mães com diabetes podem ver problemas oculares no início da idade adulta, sugeriu um novo estudo.

Em um estudo de coorte nacional de pares mãe-filhos dinamarqueses, as crianças que foram expostas ao diabetes no pré-natal tiveram um risco 39% maior de desenvolver alto erro de refração nos olhos até os 25 anos (HR 1,39, IC 95% 1,28-1,51, P<0,001), de acordo com Yongfu Yu, PhD, MSc, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e colegas.

Em comparação com a prole não exposta ao diabetes, as crianças nascidas de mães com diabetes tiveram uma diferença geral de incidência cumulativa 0,72% maior (IC 95% 0,51-0,94%).
Isso incluiu mães com diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional, explicaram os autores em Diabetologia.

No entanto, o risco de desenvolver esse problema ocular comum, que impede que o olho foque corretamente as imagens na retina, foi maior para descendentes nascidos de mães com diabetes tipo 2:
• Diabetes tipo 2: HR 1,68 (IC 95% 1,36-2,08,P<0,001)
• Diabetes tipo 1: HR 1,32 (IC 95% 1,15-1,51,P<0,001)
• Diabetes gestacional: HR 1,37 (IC 95% 1,21-1,55, P<0,001)

Ao analisar os riscos variados para alguns dos tipos específicos de alto erro de refração - hipermetropia, miopia e astigmatismo - a exposição ao diabetes in utero foi associada a riscos significativamente maiores para todas essas três condições oculares. 

Especificamente, houve um risco 37% maior de prole desenvolver hipermetropia, um risco 34% maior de miopia e um risco 58% maior de astigmatismo.

As complicações da gravidez também pareciam ampliar essa associação, já que os filhos nascidos de mães que experimentaram complicações relacionadas ao diabetes durante a gravidez tiveram um risco mais de duas vezes maior de alto erro refrativo (HR 2,05, IC 95% 1,60-2,64,P<0,001). Não surpreendentemente, esse risco só aumentou se a mãe tiver duas ou mais complicações durante a gravidez.

Identificadas através dos códigos da CID-10 no Registro Nacional de Pacientes Dinamarquês, essas complicações incluíram coma diabético, cetoacidose e diabetes com complicações renais, oftálmicas, neurológicas, circulatórias, não especificadas ou múltiplas.

O grupo de Yu ofereceu algumas possíveis razões para a associação entre diabetes materno e problemas oculares em seus descendentes, como níveis elevados de glicose sérica materna, o que pode levar à hiperglicemia no feto a partir da placenta, induzindo disfunção endotelial vascular e neuropatia. "Isso pode resultar no vazamento ou quebra do sistema endotelial da barreira hemato-ocular, levando a alterações aquosas na pressão osmótica do humor e subsequente ER [erro de refração] após o nascimento", escreveram eles.

Outra possível explicação para essa ligação pode decorrer do aumento do estresse oxidativo e respostas inflamatórias à hiperglicemia no útero, levando a danos oculares. Reforçando essa ideia, o grupo de Yu apontou que bebês nascidos de mães especificamente com diabetes gestacional ou pré-gestacional tinham variáveis de retina macular pericentral significativamente menores e maior risco de hipoplasia do nervo óptico segmentar superior.

Os autores também observaram que "a hipermetropia ocorreu com mais frequência na infância e a miopia foi mais frequente na adolescência e na idade adulta jovem. Essa diferença pode ser devido ao processo natural de emmetropização, que poderia corrigir a maioria das hipermetropias na primeira infância ao longo do tempo. Além disso, o aumento dos anos e da intensidade da educação escolar pode aumentar o risco de miopia desde a primeira infância até a idade adulta jovem."

Para esta análise, eles se basearam em dados de 2.470.580 indivíduos da Dinamarca que nasceram de 1977 a 2016. Entre esse grupo, 2,3% (n=56.419) foram expostos no pré-natal a alguma forma de diabetes, incluindo 0,9% expostos ao diabetes tipo 1, 0,3% ao diabetes tipo 2 e 1,1% ao diabetes gestacional.

As taxas de diabetes aumentaram drasticamente nas últimas décadas, já que apenas 0,4% das mães em 1977 tinham alguma forma de diabetes versus 6,5% em 2016. Mães com diabetes tendem a ser mais velhas, bem educadas, vivem sozinhas e têm uma paridade maior do que mães livres de diabetes.

Ao longo de um acompanhamento de 25 anos, um total de 553 descendentes de mães com diabetes desenvolveram alto erro de refração (0,93 por 1.000 pessoas-ano) versus 19.695 daqueles nascidos de mães livres de diabetes (0,42 por 1.000 pessoas-ano).

“Como muitos (Erros de Refração) ERs em crianças pequenas são tratáveis, a identificação e a intervenção precoces podem ter um impacto positivo ao longo da vida", ressaltaram os pesquisadores. "Portanto, embora o risco aumentado de 39% seja um tamanho de efeito relativamente baixo, do ponto de vista da saúde pública, considerando a alta prevalência global de ERs, qualquer pequena melhoria nesse fator evitável de baixo risco contribuirá para uma enorme redução na incidência absoluta de ERs."

Um lugar para começar a resolver esse problema é investir na triagem oftalmológica precoce para filhos de mães com diabetes, particularmente para aquelas que experimentaram complicações relacionadas ao diabetes, recomendaram Yu e colegas. Esta intervenção também deve ser combinada com o controle da glicose em mães com diabetes durante a gravidez para mitigar o risco.

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
Fonte: Endonews

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.