domingo, 29 de agosto de 2021

Dieta antiinflamatória na artrite reumatoide (ADIRA)

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica caracterizada por inflamação sinovial frequentemente seguida por erosão da cartilagem e óssea. Os pacientes sofrem de redução da capacidade funcional, dor e rigidez que muitas vezes levam à diminuição da qualidade de vida. A prevalência de AR é de 0,5% a 1% da população ocidental e a doença é mais comum entre mulheres e idosos. 

O tratamento atual é baseado em imunossupressão, que visa evitar mais destruição articular, reduzir os sintomas e alcançar remissão. No entanto, muitos não alcançam remissão sustentada e, mesmo que a atividade da doença seja reduzida, muitos ainda sofrem de sintomas incapacitantes, incluindo dor e fadiga.

Os pacientes com AR geralmente pedem conselhos médicos específicos sobre a dieta e muitos relatam que diferentes itens alimentares melhoram ou pioram os sintomas da doença. Carne vermelha, álcool e refrigerantes são exemplos de alimentos que pioram os sintomas, enquanto peixes e frutas vermelhas melhoram os sintomas. 

Existem poucos estudos investigando dietas inteiras, mas efeitos benéficos sobre a atividade da doença foram observados em estudos de intervenção com uma dieta mediterrânea, bem como com o jejum seguido por uma dieta vegetariana e uma dieta vegana sem glúten.

A pesquisa sobre os efeitos dos componentes alimentares na inflamação e nos sintomas percebidos pelo paciente inclui ácidos graxos n-3, probióticos, vitamina D e antioxidantes. Ácidos graxos n-3 parecem ter efeitos positivos em vários desfechos, como na taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS) e na contagem de articulações dolorosas, e vários ensaios com probióticos mostraram efeitos positivos na atividade da doença. 

Parece haver potencial para a vitamina D também reduzir a atividade da doença, mas muito poucos estudos foram realizados. Além disso, vários antioxidantes e fontes de compostos bioativos com efeitos antioxidantes foram avaliados e alguns estudos obtiveram redução nos sintomas, bem como menor atividade da doença com esses alimentos e suplementos. Muitas dessas intervenções alimentares na AR tinham pequenas populações de estudo e sofriam de um design inadequado. 

No entanto, eles indicam que vários alimentos e componentes alimentares têm potencial para reduzir a atividade da doença da AR, diminuindo o grau de inflamação ou aliviando sintomas como dor nas articulações. Ainda assim, faltam estudos que investigam os efeitos de uma dieta abrangente de portfólio anti-inflamatório para a AR.

Uma dieta de portfólio contém uma combinação de alimentos que podem potencializar os efeitos à saúde um do outro e é necessário estudos de alta qualidade para investigar se uma dieta de portfólio com alimentos anti-inflamatórios pode complementar o tratamento farmacológico da AR e reduzir ainda mais os sintomas.

OBJETIVOS DO ESTUDO

O objetivo do estudo ADIRA (Dieta Anti-inflamatória na Artrite Reumatoide) (NCT02941055) foi investigar se uma dieta portfólio anti-inflamatória, rica em ácidos graxos n-3, fibras alimentares e probióticos, em comparação com uma dieta controle nutricionalmente semelhante a uma dieta típica sueca rica em ácidos graxos essenciais, mas com proporções de proteína, gordura total e carboidratos, de acordo com as recomendações, pode atuar como terapia adjuvante e diminuir a atividade da doença em pacientes com AR.

MÉTODOS

Neste estudo cruzado, cego, 50 pacientes com AR foram aleatoriamente designados para uma dieta de intervenção contendo um portfólio de alimentos anti-inflamatórios sugeridos, ou uma dieta controle semelhante à ingestão alimentar geral na Suécia, por 10 semanas. Após um intervalo de quatro meses, os participantes trocaram a dieta. Alimentos equivalentes a 50% das necessidades de energia eram entregues semanalmente em suas casas. Nas demais refeições, foram incentivados a consumir o mesmo tipo de alimento que os fornecidos durante cada dieta. O desfecho primário foi a alteração no escore de atividade da doença em 28 articulações – taxa de sedimentação de eritrócitos (DAS28-VHS). Os desfechos secundários foram alterações nos componentes do DAS28-VHS (articulações sensíveis e inchadas, VHS e escala visual analógica para a saúde geral) e da proteína C reativa ao DAS28-PCR.

RESULTADOS

Na análise principal, um modelo linear ANCOVA misto, incluindo os 47 participantes que completaram ≥1 período de dieta, não houve diferença significativa no DAS28-VHS entre os períodos de intervenção e controle (P = 0,116). No entanto, em análises não ajustadas, o DAS28-VHS diminuiu significativamente durante o período de intervenção e foi significativamente menor após a intervenção do que após o período de controle nos participantes que completaram os dois períodos (n = 44; mediana: 3,05; IQR: 2,41, 3,79 em comparação com mediana: 3,27; IQR: 2,69, 4,28; P = 0,04, teste de Wilcoxon). Não foram observadas diferenças significativas nos componentes.

CONCLUSÕES

Este estudo indica efeitos positivos de uma dieta anti-inflamatória proposta na atividade da doença em pacientes com AR. Estudos adicionais são necessários para determinar se essa dieta pode causar melhorias clinicamente relevantes. Este estudo foi registrado no clinictrials.gov como NCT02941055. Am J Clin Nutr 2020; 111: 1203–1213.


0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.