sábado, 12 de junho de 2021

Cirurgia bariátrica: 9 anos de vida a mais para pessoas com diabetes


O duelo entre cirurgia bariátrica e tratamento com remédios marca uma nova revisão de estudos. Nosso colunista comenta seus achados

Uma publicação na prestigiada revista médica The Lancet acaba de trazer à tona uma discussão científica das mais fervorosas. Tratamento clínico (medicamentos + estilo de vida) versus cirurgia bariátrica em pessoas adultas com alto grau de obesidade: o que é mais vantajoso para a saúde?

Para tentar responder à questão, foi feita uma metanálise, uma espécie de compilado, de 17 grandes estudos envolvendo , no total, mais de 174 mil indivíduos. A vantagem de uma metanálise é poder agrupar várias pesquisas com desenhos semelhantes e avaliar, com base nelas, resultados com um número expressivo de pacientes  o que tende a trazer respostas mais robustas. 

Na revisão em questão, parte dos pacientes estudados foi submetida à cirurgia bariátrica e outra parcela ao tratamento clínico convencional. No primeiro grupo foram reunidos indivíduos que passaram por diferentes tipos de cirurgia para perda de peso. No segundo sujeitos que tratavam com remédios a obesidade e enfermidades associadas, tais como diabetes e hipertensão.

Todos esses pacientes foram seguidos por pouco mais de cinco anos, em média. E, de uma maneira geral, o grupo submetido à cirurgia apresentou 51% menos mortes e obteve uma expectativa de vida seis anos superior à do grupo do tratamento clínico.

O ponto que mais chama a atenção, porém, é a análise dos pacientes que também tinham diabetes. Nesse segmento, o benefício da cirurgia foi ainda maior: 60% menos mortalidade e expectativa de vida nove anos mais alta naqueles operados. 

Isso quer dizer que todo adulto com obesidade e diabetes deve resolver seus problemas no bisturi? A resposta é um categórico NÃO. 

Essas pessoas devem ter a chance de perder peso e controlar a glicemia primeiro com mudanças de hábitos e uso de medicamentos. 

Inclusive porque um número significativo de pacientes tem êxito com o tratamento clínico.
Quando não se consegue domar as doenças dessa forma, aí, sim, devemos, em parceria com o paciente e sua família, considerar a cirurgia bariátrica. Num trabalho que, além do endocrinologista e do cirurgião, deve ser multidisciplinar, com nutricionista, enfermeiro, psicólogo, educador físico…

Como todo tratamento, ainda mais o cirúrgico, a bariátrica tem riscos, benefícios e contraindicações a se pesar. Cada caso precisa ser ponderado individualmente. Erra a equipe que indica a operação apressadamente, assim como erra aquela que demora demais para indicá-la.

Fatores como os efeitos apontados nessa última metanálise podem e devem ser colocados na balança. 
Mas, entre a cirurgia e o tratamento clínico, a diretriz básica e essencial é se guiar pelo bom senso e a individualização. 

“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.