domingo, 19 de junho de 2016

Aumentar o consumo de água se associa com vários benefícios dietéticos

Um estudo recente que analisou os hábitos alimentares de mais de 18.300 adultos norte-americanos encontrou que a maioria das pessoas que aumentaram seu consumo de água (água corrente ou geladeira ou garrafa) em 1%, reduziram sua ingestão calórica diária total, bem como a ingestão de gordura saturada, açúcar, sódio e colesterol.

As pessoas que aumentaram seu consumo de água por 1, 2 ou 3 copos por dia diminuíram o consumo total de energia em 68 a 205 calorias diárias e a ingestão de sódio em 78 a 235 miligramas, de acordo com um estudo realizado pelo professor de cinesiologia e saúde comunitária Ruopeng An da Universidade de Illinois. Também consumiram entre 5 a 18 gramas a menos de açúcar e diminuíram o consumo de colesterol em 7 a 21 miligramas diários.

"O impacto da ingestão de água corrente sobre a dieta foi similar em todas as raças/etnias, níveis de educação e de renda e condição de peso corporal", disse An. "Esta descoberta indica que poderia ser suficiente projetar e fornecer intervenções nutricionais universais e campanhas de educação que promovam o consumo de água corrente para substituir de bebidas calóricas em diferentes subgrupos populacionais sem grandes preocupações sobre a personalização da mensagem e estratégias".

Na examinou dados de 4 grupos (2005-12) da Pesquisa Nacional de Exame Nutricional e Saúde efetuadas pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde. Foi solicitado aos participantes que recordassem o que comeram e beberam durante 2 dias que estavam separados por entre 3 a 10 dias.

No estudo calculou a quantidade de água corrente que consumiu cada pessoa como porcentagem da ingestão dietética de agua diária de alimentos e bebidas combinados. As bebidas como o chá preto sem açúcar, chá de ervas e café, não foram contabilizadas como fontes de água corrente, mas o seu teor de água foram incluídos no cálculo An do consumo de água dietética total dos participantes.

Em média, os participantes consumiram cerca de 4,2 copos de água corrente em forma diária, correspondendo a pouco mais de 30% do total de água dietética ingerida. A ingestão calórica média dos participante foi de 2.157 calorias, incluindo 125 calorias de bebidas açucaradas e 432 calorias de alimentos não essenciais, que correspondem a alimentos pouco nutritivos com alto conteúdo calórico, como sobremesas, massas e lanches mistos que agregam variedade, mas não são necessários para uma dieta saudável.

Um aumento pequeno, mas estatisticamente significativo de 1% no consumo diário de água corrente dos participantes foi associado a uma diminuição por parte dos participantes de 8,6 calorias na ingestão enérgica diária, como assim também com leves reduções da ingestão de bebidas açucaradas e alimentos não essenciais, juntamente com o consumo de gordura, açúcar, sódio e colesterol.

Embora An tenha descoberto que a diminuição foi maior entre os homens e adultos jovens e de mediana idade, sugere que pode estar associado com uma maior ingestão calórica diária nestes grupos.


Referências:

R. An, J. ‎McCaffrey. Plain water consumption in relation to energy intake and diet quality among US adults, 2005-2012. Journal of Human Nutrition and Dietetics, 2016; DOI: 10.1111/jhn.12368

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.