segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vitamina D em excesso faz mal ao coração

Baixos níveis de vitamina D podem causar danos ao coração. Mas uma nova pesquisa apresentada durante o American Heart Association mostrou que o nutriente em grandes quantidades pode causar fibrilação atrial, que faz com que o órgão bata mais rápido e descompassado.

Os pesquisadores analisaram 132 mil pacientes de um centro médico de Utah e os que tinham grandes concentrações de vitamina D no sangue tinham três vezes mais riscos de desenvolver a doença. Ainda que a maioria da população obtenha essa vitamina a partir da luz solar, em regiões mais frias em que as pessoas costumam a estar mais vestidas e ter menos contato com o sol, muitos tomam suplementos desse nutriente para proteger o coração e os ossos.

Mas de acordo com Jared Bunch, autor do estudo, cada um absorve os suplementos de uma maneira diferente e para que a quantidade ingerida seja correta e não cause perigos ao corpo é preciso testar os níveis dos comprimidos que são tomados.

A quantidade indicada de vitamina D no sangue é de 41 a 80 nanogramas por decilitro. Os pacientes do estudo usavam excessivamente, mais de 100 ng/dl. Os pesquisadores alertam que os pacientes que tenham sido diagnosticados recentemente com fibrilação atrial e tomem a vitamina precisam checar os níveis do nutriente no sangue. Poucos são os alimentos fonte de vitamina D, mas peixes como atum ou salmão são considerados as melhores fontes naturais

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.