Consulta

Meu nome é Frederico Lobo, sou médico (CRM-GO 13192), clínico geral. Formei em 2008 mas estudo bioquímica médica, fitoterapia, nutrição humana desde 2002. Meu currículo está disponível na plataforma Lattes no seguinte endereço: http://lattes.cnpq.br/1435506013189699

Antes de explicar como é a consulta acho importante salientar que:

1) Não atendo nenhum plano de saúde.

2) Não trabalho com modulação hormonal, pelo contrário, abomino tal tipo de prática. Acredito que o uso de hormônios deva ser criterioso e somente nos casos em que há deficiência laboratorial comprovada. Clínico geral, Nutrólogo ou médico que pratica Ortomolecular não é o profissional mais habilitado para isso. Portanto todos os meus pacientes que apresentem déficit/excesso hormonal eu encaminho para:
  • Uma amiga Endocrinologista Dra. Natália Jatene ou para um amigo urologista Dr. Frederico Moraes Xavier ou para alguma das seguintes ginecologistas: Dra. Angela Lobo ou Dr. Roberta Lobo ou Dra. Lívia Carneiro. 
3) Não trabalho com dieta HCG, Ozonioterapia, uso de lugol, uso de T3, hormônio do crescimento, o chamado “Chip da beleza”, hormônios erroneamente chamados de bioidênticos (uma grande falácia da indústria de manipulação), biorressonância, Medicina quântica, terapias de quelação sem respaldo científico, EISTEK, Nerv express, testes de intolerância alimentar baseados em IgG ou IgG4.

4) Não trabalho com dietas altamente restritivas, justamente pelo risco do paciente desenvolver transtorno alimentar.

A consulta é composta por 4 etapas.
1ª ETAPA: o paciente deve chegar ao consultório com 20 minutos de antecedência para preencher um pré-questionário, essencial para iniciar a consulta. Além disso deverá informar no questionário, um e-mail para que o mesmo possa enviar 3 arquivos (2 questionários com perguntas acerca do status de saúde do indivíduo e um Recordatório alimentar e de atividades). Tais questionarios objetivam avaliar a sua saúde de forma minuciosa. No caso de tratamento de obesidade são 4 questionários, sendo um próprio para avaliação minuciosa da obesidade, elaborando por mim e por uma psicóloga especialista em Coach de emagrecimento e terapia cognitivo comportamental.

2ª ETAPA: consiste na consulta médica propriamente dieta. Sendo esta composta por anamnese (perguntas e detalhamento das queixas), exame físico (aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, inspeção do crânio, checagem de pontos na auriculopuntura, checagem da coloração e hidratação das mucosas, verificação dos fâneros (cabelos, unhas), inspeção da língua, palpação da tireóide e pulso carotídeo. Ausculta cardíaca e pulmonar, percussão torácica em casos específicos, inspeção do abdome, com palpação superficial e profunda, ausculta de ruídos hidroaéreos. Palpação de pulsos, inspeção de membros inferiores e superiores, exame neurológico e ortopédico simplificado.  Todos estes dados coletados são anotados no prontuário eletrônico do paciente.

3ª ETAPA: nesta etapa faço as formulações diagnósticas e a solicitação de exames para complementação diagnóstica. Sendo que no caso dos pacientes da UNIMED devo elaborar um relatório justificando exame por exame para que a operadora libere os exames. Alguns planos como o Ipasgo/IMAS não cobrem alguns exames como a Vitamina D, Zinco, Vitamina A e Selênio. A Unimed cobre a bioimpedância porém os demais planos não cobrem. Tal exame realizamos na clínica e caso o paciente queira fazer, o custo é de R$ 150,00 (exige uma preparação 1 dia antes). O Mineralograma capilar (exame do cabelo com a finalidade de detecção de metais tóxicos) não tem cobertura de nenhum plano e vários estabelecimentos o realizam, porém todos enviam para fora de Goiás. Para uma minoria dos pacientes solicito tal exame. O DEXA é o melhor exame para verificar a massa magra e gorda dos pacientes, em especial aqueles que tem IMC acima de 34. Infelizmente os planos estão deixando de cobrir devido o custo do exame. Em Goiânia apenas dois lugares fazem o exame.

4ª ETAPA: a etapa final consiste no retorno do paciente, com os questionários respondidos via e-mail e no retorno eu:
1) Explico exame por exame, os achados laboratoriais positivos
2) Fecho o diagnóstico e dou o provável prognóstico caso o tratamento seja cumprido.
3) Elaboro um plano de tratamento composto por orientações dietético-higiênicas e receita médica.


Quaisquer dúvidas acerca do meu atendimento, entre em contato pelo e-mail: doutorfredericolobo@gmail.com 

Orientações pré-consulta do Dr. Frederico Lobo

Favor seguir atentamente todas as orientações:
  • Caso tenha esmalte nas unhas, remova-o, para que sinais (manchas, listras, depressões) na unha sejam avaliados.
  • Não escove a língua no dia do exame, para que os sinais na língua sejam analisados.
  • Use traje de duas peças para facilitar o exame clinico (exame do abdome e das articulações),  e de preferência use roupas leves. Não usar vestidos ou macacões (peça única).
  • Trazer o nome anotado de toda medicação que faz uso, assim como a posologia e há quanto tempo faz uso.
  • Trazer todos os exames laboratoriais e de imagem feitos recentemente (3 meses) que sejam cruciais para o diagnóstico de doenças. Assim evita-se a solicitação de exames desnecessariamente. 
  • Venha com tempo disponível para sua consulta, pois disponibilidade e atenção são indispensáveis. Procure estar calma (o), para fornecer tranquilamente e detalhadamente informações essenciais para o diagnóstico e tratamento.
  • Se houver imprevistos e não puder comparecer, avisar com no mínimo 24h de antecedência, para que a agenda possa ser remanejada. O não comparecimento ocupa o horário que poderia ser usado por alguém que também está precisando de atendimento comigo.
  • Não é agradável ficar esperando muito tempo por uma consulta na sala de espera. O atraso no atendimento médico geralmente significa que um problema maior ocorreu com o paciente anterior ao seu horário. Se você fosse o paciente em questão, apreciaria que seu médico ficasse um tempo maior com você. Telefone antes de sair de casa para saber se há algum atraso no atendimento. A estimativa é que cada consulta dure de 45 minutos a 1 hora, porém alguns casos podem extrapolar esse tempo.
  • Escreva suas dúvidas em um papel e depois coloque-as segundo uma ordem de prioridades, antes da consulta. Por exemplo, numere-as por ordem de importância ou relevância para o seu bem-estar. Isto vai ajudar a ordenar seus pensamentos e não esquecer de nada.
  • Caso venha acompanhado(a), traga alguém de sua confiança e que possa auxiliar nas informações a serem colhidas, caso contrário, aconselho atendimento individual para que tenha liberdade para conversar com seu médico.
  • O pagamento deverá ser efetuado com dinheiro ou cheque. Não trabalho com cartões de crédito ou débito. 
  • Prazo para retorno: para os que moram em Goiânia até 20 dias e para os que residem fora de até 60 dias. Passado este prazo será cobrado uma nova consulta. Sendo que cada consulta dá direito a (UM) 01 retorno. 
  • 3% do valor de cada consulta é destinado a uma Instituição filantrópica/beneficente chamada Lar de Maria, situada em Aparecida de Goiânia - GO. 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.