domingo, 16 de abril de 2023

Força de vontade existe?

É comum alguns pacientes me perguntarem, por que alguns especialistas afirmam que força de vontade não existe. Principalmente quando se trata de um processo de emagrecimento.

Alguns especialistas em comportamento humano argumentam que a força de vontade não existe como uma entidade separada ou independente, mas é sim uma combinação de fatores, incluindo:
  1. Motivação, 
  2. Autodisciplina, 
  3. Hábitos,
  4. Ambiente.

Esses especialistas acreditam que a ideia de força de vontade como um traço de personalidade inato que permite que algumas pessoas resistam à tentação e alcancem seus objetivos é uma visão simplista e limitada. Principalmente quando se trata de uma doença multifatorial e complexa como a obesidade.

Pesquisas sugerem que a força de vontade é um recurso limitado e pode ser esgotada ao longo do tempo. Por exemplo, se você se esforçar para resistir à tentação de comer um doce no início do dia, pode ter mais dificuldade em resistir a outras tentações mais tarde no dia. Isso sugere que a força de vontade é mais um processo dinâmico e flutuante do que um traço de personalidade estável.

Além disso, muitos especialistas argumentam que o ambiente em que uma pessoa vive desempenha um papel fundamental em sua capacidade de exercer controle sobre seu comportamento alimentar e alcançar seus objetivos, nesse caso o emagrecimento. Um ambiente (obesogênico) que oferece poucas opções saudáveis ou incentivos para comportamentos positivos pode tornar mais difícil para uma pessoa manter sua força de vontade e resistir à tentação. Associa-se a isso as alterações nutroneuromatabólicas desencadeadas pelo excesso de gordura corporal.

No geral, enquanto alguns especialistas podem não acreditar na força de vontade como uma entidade separada e independente, isso não significa que eles neguem a importância da autodisciplina, da motivação e de outros fatores que contribuem para o sucesso pessoal.

Alguns especialistas também argumentam que a ideia de força de vontade pode ser prejudicial, pois coloca a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de uma pessoa exclusivamente em seus ombros. Isso pode levar a sentimentos de culpa e inadequação quando as coisas não dão certo, mesmo que fatores externos estejam fora do controle da pessoa. Isso ocorre principalmente no processo de emagrecimento, perpetuando um ciclo de autosabotagem, culpa, tentativas frustradas, dietas restritivas ao extremo.

Em vez de enfatizar a força de vontade, esses especialistas recomendam que as pessoas se concentrem em criar um ambiente favorável para alcançar seus objetivos, estabelecer hábitos saudáveis e consistentes e trabalhar para fortalecer a motivação e a autodisciplina. Ao fazer isso, uma pessoa pode aumentar suas chances de sucesso, mesmo em situações desafiadoras como o processo de perda de peso.

No entanto, é importante notar que há muitas visões diferentes sobre a força de vontade e sua importância na vida diária. Algumas pessoas podem se sentir mais capacitadas ao acreditar na ideia de força de vontade como um traço de personalidade que podem cultivar e aprimorar ao longo do tempo. Outros podem preferir uma abordagem mais holística e focada no ambiente e hábitos. Em última análise, o que importa é encontrar o que funciona melhor para cada indivíduo e usar essa abordagem para alcançar seus objetivos.

Autor: Dr. Frederico Lobo
Médico Nutrólogo
CRM-GO 13192 - RQE 11915
CRM-SC 32949 - RQE 22416

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.