terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Relatório explora os riscos mais graves que podemos enfrentar na próxima década

O que temer? O que poderá ocorrer na próxima década? 

O Relatório Global de Riscos 2023 mostra que o mundo enfrenta um conjunto de riscos que parecem totalmente novos e assustadoramente familiares.

Enquanto estamos à beira de uma era de baixo crescimento e baixa cooperação, trocas mais difíceis correm o risco de corroer a ação climática, o desenvolvimento humano e a resiliência futura.

Os primeiros anos desta década anunciaram um período particularmente perturbador na história da humanidade. O retorno a um “novo normal” após a pandemia do COVID-19 foi rapidamente interrompido pelo início da guerra na Ucrânia, inaugurando uma nova série de crises em alimentos e energia – desencadeando problemas que décadas de progresso procuravam resolver.

Quando 2023 começa, o mundo enfrenta um conjunto de riscos que parecem totalmente novos e assustadoramente familiares. Vimos um retorno de riscos “mais antigos” – inflação, crises de custo de vida, guerras comerciais, saídas de capital de mercados emergentes, agitação social generalizada, confronto geopolítico e o espectro da guerra nuclear – que poucos líderes empresariais e líderes de políticas públicas da geração experimentaram. 

Estes estão sendo amplificados por desenvolvimentos comparativamente novos no cenário de riscos globais, incluindo níveis insustentáveis de dívida, uma nova era de baixo crescimento, baixo investimento global e desglobalização, um declínio no desenvolvimento humano após décadas de progresso, desenvolvimento rápido e irrestrito do uso duplo (civil e militar) tecnologias, e a crescente pressão dos impactos e ambições das mudanças climáticas em uma janela cada vez menor para a transição para um mundo de 1,5 ° C. Juntos, eles estão convergindo para moldar uma década única, incerta e turbulenta pela próxima vez.

O Relatório Global de Riscos 2023 apresenta os resultados da mais recente Pesquisa Global de Percepção de Riscos (GRPS). Utilizamos três prazos para entender os riscos globais. O capítulo 1 considera o impacto crescente das crises atuais (ou seja,. riscos globais que já estão se desenrolando) sobre os riscos globais mais graves que muitos esperam que ocorram no curto prazo (dois anos). 

O capítulo 2 considera uma seleção de riscos que provavelmente serão mais graves a longo prazo (10 anos), explorando riscos econômicos, ambientais, sociais, geopolíticos e tecnológicos que podem se tornar as crises de amanhã. O capítulo 3 imagina a médio prazo futures, exploring how connections between the emerging risks outlined in previous sections may collectively evolve into a “polycrisis” centred around natural resource shortages by 2030. O report concludes by considering perceptions of the comparative state of preparedness for these risks and highlighting enablers to charting a course to a more resilient world. Below are key findings of the report.

O custo de vida domina os riscos globais nos próximos dois anos, enquanto o fracasso da ação climática domina a próxima década

A próxima década será caracterizada por crises ambientais e sociais, impulsionadas por tendências geopolíticas e econômicas subjacentes. “Crise do custo de vida” é classificado como o risco global mais grave nos próximos dois anos, atingindo o pico no curto prazo. “Perda de biodiversidade e colapso do ecossistema” é visto como um dos riscos globais que mais se deterioram na próxima década, e todos os seis riscos ambientais estão entre os 10 principais riscos nos próximos 10 anos. Nove riscos são apresentados nos 10 primeiros rankings, tanto a curto quanto a longo prazo, inclusive “Confronto geoeconômico” e “Erosão da coesão social e polarização social”, ao lado de dois novos participantes no ranking superior : “Cibercrime generalizado e insegurança cibernética” e “Migração involuntária em larga escala”.


Quando a era econômica terminar, a próxima trará mais riscos de estagnação, divergência e angústia
Os efeitos econômicos do COVID-19 e a guerra na Ucrânia deram início a uma inflação vertiginosa, uma rápida normalização das políticas monetárias e iniciaram uma era de baixo crescimento e baixo investimento.

Governos e bancos centrais podem enfrentar pressões inflacionárias teimosas nos próximos dois anos, principalmente devido ao potencial de uma guerra prolongada na Ucrânia, gargalos contínuos de uma pandemia persistente e guerra econômica que estimula a dissociação da cadeia de suprimentos. 

Os riscos negativos para as perspectivas econômicas também são grandes. Uma redução de impostos entre políticas monetárias e fiscais aumentará a probabilidade de choques de liquidez, sinalizando uma desaceleração econômica mais prolongada e um sofrimento da dívida em escala global. 

A inflação contínua impulsionada pela oferta pode levar à estagflação, cujas conseqüências socioeconômicas podem ser graves, dada uma interação sem precedentes com níveis historicamente altos de dívida pública. A fragmentação econômica global, as tensões geopolíticas e a reestruturação mais rochosa podem contribuir para o amplo sofrimento da dívida nos próximos 10 anos.

Mesmo que algumas economias experimentem um pouso econômico mais suave do que o esperado, o fim da era da baixa taxa de juros terá ramificações significativas para governos, empresas e indivíduos. Os efeitos indiretos serão sentidos de maneira mais aguda pelas partes mais vulneráveis da sociedade e pelos estados já frágeis, contribuindo para o aumento da pobreza, fome, protestos violentos, instabilidade política e até o colapso do Estado. 

As pressões econômicas também corroerão os ganhos obtidos pelas famílias de renda média, estimulando descontentamento, polarização política e exigindo proteções sociais aprimoradas em países do mundo. Os governos continuarão enfrentando um perigoso ato de equilíbrio entre proteger uma ampla faixa de cidadãos de uma crise prolongada de custo de vida sem incorporar a inflação – e cobrir os custos de serviço da dívida à medida que as receitas são pressionadas por uma crise econômica, uma transição cada vez mais urgente para novos sistemas de energia, e um ambiente geopolítico menos estável. 

A nova era econômica resultante pode ser uma crescente divergência entre países ricos e pobres e a primeira reversão no desenvolvimento humano em décadas.

A fragmentação geopolítica conduzirá a guerra geoeconômica e aumentará o risco de conflitos entre vários domínios

A guerra econômica está se tornando a norma, com crescentes confrontos entre potências globais e intervenção estatal nos mercados nos próximos dois anos. As políticas econômicas serão usadas defensivamente, para construir auto-suficiência e soberania a partir de poderes rivais, mas também serão cada vez mais implantadas ofensivamente para restringir a ascensão de outras pessoas. 

A armamento geoeconômico intensivo destacará as vulnerabilidades de segurança colocadas pela interdependência comercial, financeira e tecnológica entre economias globalmente integradas, arriscando um ciclo crescente de desconfiança e dissociação. À medida que a geopolítica supera a economia, um aumento de longo prazo na produção ineficiente e no aumento dos preços se torna mais provável. Pontos críticos geográficos críticos para o funcionamento efetivo do sistema financeiro e econômico global, em particular na Ásia-Pacífico, também representam uma preocupação crescente.
Os confrontos interestaduais são esperados pelos entrevistados do GRPS para permanecerem em grande parte de natureza econômica nos próximos 10 anos. 

No entanto, o recente aumento nos gastos militares e a proliferação de novas tecnologias para uma ampla gama de atores podem conduzir uma corrida armamentista global em tecnologias emergentes. O cenário de riscos globais de longo prazo pode ser definido por conflitos de vários domínios e guerra assimétrica, com a implantação direcionada de armas de nova tecnologia em uma escala potencialmente mais destrutiva do que a vista nas últimas décadas. 

Os mecanismos transnacionais de controle de armas devem se adaptar rapidamente a esse novo contexto de segurança, para fortalecer os custos morais, de reputação e políticos compartilhados que atuam como um impedimento à escalada acidental e intencional.

A tecnologia exacerbará as desigualdades, enquanto os riscos da segurança cibernética continuarão sendo uma preocupação constante

O setor de tecnologia estará entre os objetivos centrais de políticas industriais mais fortes e intervenção estatal aprimorada. Estimulados por auxílios estatais e gastos militares, bem como investimento privado, pesquisa e desenvolvimento em tecnologias emergentes continuarão em ritmo na próxima década, gerando avanços na IA, computação quântica e biotecnologia, entre outras tecnologias.

Para os países que podem pagar, essas tecnologias fornecerão soluções parciais para uma série de crises emergentes, desde o enfrentamento de novas ameaças à saúde e uma crise na capacidade de assistência médica, até a redução da segurança alimentar e da mitigação do clima. Para aqueles que não podem, a desigualdade e a divergência crescerão. Em todas as economias, essas tecnologias também trazem riscos, desde o aumento da desinformação e desinformação até a agitação incontrolável e rápida nos empregos de colarinho azul e branco.

No entanto, o rápido desenvolvimento e implantação de novas tecnologias, que geralmente vêm com protocolos limitados que governam seu uso, apresenta seu próprio conjunto de riscos. O crescente entrelaçamento de tecnologias com o funcionamento crítico das sociedades está expondo as populações a ameaças domésticas diretas, incluindo aquelas que buscam destruir o funcionamento social.

Juntamente com o aumento do crime cibernético, as tentativas de interromper os recursos e serviços críticos habilitados para tecnologia se tornarão mais comuns, com ataques previstos contra a agricultura e a água, sistemas financeiros, segurança pública, transporte, energia e infraestrutura de comunicação doméstica, espacial e submarina. Os riscos tecnológicos não se limitam apenas a atores desonestos. 

A análise sofisticada de conjuntos de dados maiores permitirá o uso indevido de informações pessoais por meio de mecanismos legais legítimos, enfraquecendo a soberania digital individual e o direito à privacidade, mesmo em regimes democráticos bem regulamentados.

Os esforços de mitigação climática e adaptação climática são estabelecidos para uma troca arriscada, enquanto a natureza entra em colapso.

Os riscos climáticos e ambientais são o foco principal das percepções de riscos globais na próxima década – e são os riscos pelos quais somos vistos como os menos preparados. A falta de progresso profundo e concertado nas metas de ação climática expôs a divergência entre o que é cientificamente necessário para atingir o zero líquido e o que é politicamente viável. As crescentes demandas por recursos do setor público e privado de outras crises reduzirão a velocidade e a escala dos esforços de mitigação nos próximos dois anos, juntamente com o progresso insuficiente em direção ao apoio à adaptação exigido para as comunidades e países cada vez mais afetados pelos impactos das mudanças climáticas.

À medida que as crises atuais desviam recursos dos riscos que surgem a médio e longo prazo, os encargos para os ecossistemas naturais crescerão, dado seu papel ainda subvalorizado na economia global e na saúde planetária geral. A perda de natureza e as mudanças climáticas estão intrinsecamente interligadas – uma falha em uma esfera entrará em cascata na outra. Sem mudanças ou investimentos políticos significativos, a interação entre os impactos das mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, a segurança alimentar e o consumo de recursos naturais acelerará o colapso do ecossistema, ameaçará o suprimento de alimentos e meios de subsistência em economias vulneráveis ao clima, amplificará os impactos de desastres naturais e limitará o progresso adicional na mitigação do clima.

Crises de alimentos, combustíveis e custos exacerbam a vulnerabilidade social, enquanto investimentos em declínio no desenvolvimento humano corroem a resiliência futura.

Crises agravantes estão ampliando seu impacto entre as sociedades, atingindo os meios de subsistência de uma parte muito mais ampla da população e desestabilizando mais economias do mundo do que comunidades tradicionalmente vulneráveis e estados frágeis. Com base nos riscos mais graves que devem impactar em 2023 – inclusive “Crise de fornecimento de energia”, “Inflação crescente” e “Crise do suprimento de alimentos” – um global Crise de custo de vida já está sendo sentido. 

Os impactos econômicos foram amortecidos pelos países que podem pagar, mas muitos países de baixa renda estão enfrentando várias crises: dívida, mudança climática e segurança alimentar. As pressões contínuas do lado da oferta correm o risco de transformar a atual crise de custo de vida em uma crise humanitária mais ampla nos próximos dois anos em muitos mercados dependentes de importação.

A agitação social associada e a instabilidade política não serão contidas nos mercados emergentes, pois as pressões econômicas continuam a ocultar a faixa de renda média. Aumentar a frustração dos cidadãos pelas perdas no desenvolvimento humano e pela diminuição da mobilidade social, juntamente com uma crescente lacuna de valores e igualdade, estão colocando um desafio existencial aos sistemas políticos em todo o mundo. A eleição de líderes menos centristas, bem como a polarização política entre superpotências econômicas nos próximos dois anos, também podem reduzir ainda mais o espaço para solução coletiva de problemas, fraturando alianças e levando a uma dinâmica mais volátil.

Com uma crise no financiamento do setor público e preocupações concorrentes de segurança, nossa capacidade de absorver o próximo choque global está diminuindo. Nos próximos 10 anos, menos países terão espaço fiscal para investir em crescimento futuro, tecnologias verdes, educação, assistência e sistemas de saúde. A lenta deterioração da infraestrutura e dos serviços públicos nos mercados em desenvolvimento e avançado pode ser relativamente sutil, mas acumular impactos será altamente corrosivo para a força do capital e do desenvolvimento humanos – um mitigante crítico para outros riscos globais enfrentados.

À medida que a volatilidade em vários domínios cresce em paralelo, o risco de policrises acelera
Choques simultâneos, riscos profundamente interconectados e resiliência erodida estão dando origem ao risco de policrises – onde crises díspares interagem de modo que o impacto geral exceda em muito a soma de cada parte. A erosão da cooperação geopolítica terá efeitos colaterais em todo o cenário de riscos globais no médio prazo, incluindo a contribuição para uma potencial policrise de riscos ambientais, geopolíticos e socioeconômicos inter-relacionados relacionados à oferta e demanda de recursos naturais. 

O relatório descreve quatro futuros em potencial centrados em alimentos, água e metais e escassez de minerais, os quais poderiam desencadear uma crise humanitária e ecológica – desde guerras e fomes pela água até a superexploração contínua de recursos ecológicos e uma desaceleração na mitigação e adaptação do clima . 

Dadas as relações incertas entre riscos globais, exercícios de previsão semelhantes podem ajudar a antecipar possíveis conexões, direcionando medidas de preparação para minimizar a escala e o escopo das policrises antes que elas surjam.

Nos próximos anos, como contínuas, as crises simultâneas incorporam mudanças estruturais no cenário econômico e geopolítico, aceleram os outros riscos que enfrentamos. Mais de quatro em cada cinco entrevistados do GRPS antecipam uma volatilidade consistente nos próximos dois anos, no mínimo, com vários choques acentuando trajetórias divergentes. No entanto, os entrevistados geralmente são mais otimistas a longo prazo. 

Pouco mais da metade dos entrevistados antecipa uma perspectiva negativa e quase um em cada cinco entrevistados prevê volatilidade limitada com estabilidade relativa – e potencialmente renovada – nos próximos 10 anos.

De fato, ainda existe uma janela para moldar um futuro mais seguro através de uma preparação mais eficaz. A abordagem da erosão da confiança em processos multilaterais aumentará nossa capacidade coletiva de prevenir e responder a crises transfronteiriças emergentes e fortalecer os corrimãos que temos para lidar com riscos bem estabelecidos. Além disso, alavancar a interconectividade entre riscos globais pode ampliar o impacto das atividades de mitigação de riscos – aumentar a resiliência em uma área pode ter um efeito multiplicador na preparação geral para outros riscos relacionados. 

Como uma perspectiva econômica em deterioração, traz trocas mais duras para os governos que enfrentam problemas sociais concorrentes, preocupações ambientais e de segurança, o investimento em resiliência deve se concentrar em soluções que abordem vários riscos, como o financiamento de medidas de adaptação que acompanham os co-benefícios da mitigação climática, ou investimento em áreas que fortalecem o capital e o desenvolvimento humanos.

Alguns dos riscos descritos no relatório deste ano estão próximos de um ponto de inflexão. Este é o momento de agir coletivamente, decisivamente e com uma lente de longo prazo para moldar um caminho para um mundo mais positivo, inclusivo e estável

Artigo completo em: https://www.ecodebate.com.br/2023/02/10/relatorio-explora-os-riscos-mais-graves-que-podemos-enfrentar-na-proxima-decada/

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.