sábado, 18 de fevereiro de 2023

Obesidade controlada - Por Dr. Bruno Halpern

 


Há muitas evidências que demonstram que o objetivo do tratamento da obesidade não deve ser “normalizar” o Índice de Massa Corporal, e que perdas de peso intermediárias podem já ser suficientes para reduzir riscos de saúde e doença cardiovascular. Assim, em tratamentos clínicos, sugerimos perdas de 10-15% como excelentes, com foco em manutenção de peso posterior.

👉Em pacientes com graus de Obesidade maior, a #cirurgiabariátrica é uma estratégia que permite perdas de peso superiores, em geral, ao redor de 30% do peso ou mais. E as evidências mostram que é um procedimento associado a aumento de expectativa de vida, além de redução de varias outras doenças.

👉E, novamente, essa redução independe do peso final: assim, uma pessoa com obesidade grave que emagrece muito, mas se mantém com peso considerado como “Obesidade” pelo IMC, tem benefícios claros.

👉Uma análise epidemiológica com mais de 6000 pacientes que realizaram cirurgia, mesmo mantendo peso acima do considerado “normal”, tinham marcadores de saúde cardiometabólicos muito mais parecidos com de uma população magra do que de uma população com peso semelhante ao deles, mas que nunca havia emagrecido. Ou seja, é mais uma evidência de que perdas de peso menores do que as recomendadas por muitos já trazem grandes benefícios.

👉Recentemente, a @abeso_evidenciasemobesidade e @sbemnacional propuseram o conceito de “obesidade controlada”, para pacientes que perderam peso no passado e mantém o peso perdido, e com melhora substancial dos exames de sangue e outros parâmetros. Isso vale tanto para tratamentos clínicos como para cirúrgicos (embora, como disse, a cirurgia permita perdas mais pronunciadas).

👉Entender, e passar aos pacientes esse conceito é fundamental para que tenhamos tratamentos mais efetivos e duradouros!

Ref: Hong. Degree of Cardiometabolic Risk Factor Normalization in BS: Evidence From NHANES. Diabetes Care 2021 Ref2. Halpern. Proposal of an obesity classification based on weight history. AEM 2021

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.