domingo, 6 de novembro de 2022

Ingestão de flavonoides e marcadores de ressonância magnética da saúde do cérebro na coorte de descendentes de Framingham

A doença de Alzheimer (DA), a forma mais comum de demências relacionadas (DADR), representa um dos problemas globais de saúde pública não resolvidos no envelhecimento da população. Existem cerca de 50 milhões de pessoas que vivem com DADR em todo o mundo, com quase 10 milhões de novos casos diagnosticados a cada ano. A DA é caracterizada por disfunção celular e morte, medida pela perda de volume cerebral total e hipocampal. Outro sinal de neurodegeneração e fator de risco para ADRD é a presença de hiperintensidades da substância branca, lesões que aparecem como áreas de maior brilho quando visualizadas por ressonância magnética do cérebro.

Com as taxas de DADR atingindo níveis epidêmicos globais, é de suma importância identificar estratégias que possam ajudar a reduzir ou reverter essa epidemia. Uma possível avenida promissora é a dieta. O padrão alimentar mediterrâneo (MedDiet), que é rico em alimentos contendo polifenóis, demonstrou estar associado a um risco reduzido de declínio cognitivo e TDAH. 

Estudos sobre a relação entre o MedDiet e as medidas de ressonância magnética cerebral também mostraram que uma maior adesão ao MedDiet está associada a estruturas cerebrais mais saudáveis, incluindo maior volume total, cinzenta e branca, e volumes hipocampais e espessura cortical, e menos volumes de hiperintensidades da substância branca.

Relatos de nosso grupo e outros sobre flavonoides, uma classe de polifenóis, demonstraram que a ingestão mais alta desses fitoquímicos está associada a um risco reduzido de DADR. No entanto, não há estudos que examinaram a associação entre flavonoides e medidas de ressonância magnética da saúde do cérebro.

Objetivo do trabalho

Procuraram abordar essa lacuna na literatura e explorar a associação entre a ingestão de flavonoides na dieta e 3 medidas de estrutura de ressonância magnética cerebral que estão associadas a DADR, volume total de tecido cerebral (VTTC) e volume hipocampal (VH) como marcadores de atrofia do tecido cerebral e volume de hiperintensidades da substância branca (VHSB) como um correlato radiológico do declínio cognitivo. A hipótese do estudo é que a ingestão de flavonoides é diretamente associada com VTTC e VH e inversamente associada com VHSB.

Metodologia

Indivíduos elegíveis incluíram membros do Framingham Heart Study Offspring Cohort que estavam livres de acidente vascular cerebral no exame 7 e tinham pelo menos 1 questionário de frequência alimentar válido dos exames 5, 6 ou 7 (n = 2086; idade média no exame 7, 60,6 anos). As ingestões de flavonoides representaram a média cumulativa das ingestões nos 3 exames e foram categorizadas com base nas categorias de quartis de ingestão. VTTC, VHSB e VH foram avaliados no exame 7. Modelos de regressão linear múltipla foram usados ​​para examinar a associação transversal entre o total e as 6 classes de flavonoides e as 3 medidas de RM acima mencionadas.

Flavonóides

A média (IC 95%) do VHSB de indivíduos na categoria de quartil mais alto de flavan-3-ols [0,56 (0,52, 0,61)] e polímeros de flavonoides [0,57 (0,52, 0,61)] foi significativamente menor em relação a de indivíduos na categoria do quartil mais baixo de flavan-3-ols [0,65 (0,60, 0,71)] e polímeros de flavonoides [0,66 (0,60, 0,71)] após contabilizar importantes fatores demográficos, de estilo de vida e clínicos. Associações de tendência inversa com VHSB também foram observadas para flavan-3-ols (P = 0,01) e polímeros de flavonoides (P = 0,01), bem como para flavonoides totais (P = 0,01). VTTC e VH não foram associados à ingestão de flavonoides na dieta após o ajuste para potenciais fatores de confusão.

Conclusão

Os resultados encontrados contribuem para a literatura sobre flavonoides e DADR, pois sugerem que a maior ingestão de flavonoides pode afetar o risco de DADR em adultos de meia-idade e idosos, reduzindo o VHSB, um marcador fortemente associado ao DADR.

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.