terça-feira, 8 de novembro de 2022

Doenças patogênicas são agravadas por riscos climáticos

Mais da metade das doenças patogênicas humanas conhecidas, como dengue, hepatite, pneumonia, malária, zika e outras, podem ser agravadas pelas mudanças climáticas.

Essa descoberta surpreendente e reveladora é o tema de um artigo de pesquisa publicado em 8 de agosto na Nature Climate Change por uma equipe de pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa.

Os pesquisadores realizaram uma busca sistêmica de exemplos empíricos sobre os impactos de 10 riscos climáticos sensíveis às emissões de gases de efeito estufa (GEE) em cada doença patogênica humana conhecida . Esses perigos incluíam aquecimento, seca, ondas de calor, incêndios florestais, precipitação extrema , inundações, tempestades, aumento do nível do mar , mudanças biogeoquímicas oceânicas e mudanças na cobertura da terra.


Combinando duas listas oficiais de todas as infecções e doenças patogênicas conhecidas que afetaram a humanidade na história registrada, os pesquisadores revisaram mais de 70.000 artigos científicos para exemplos empíricos sobre cada combinação possível de um risco climático que afeta cada uma das doenças conhecidas.

A pesquisa revelou que aquecimento, precipitação, inundações, secas, tempestades, mudanças na cobertura da terra, mudanças climáticas oceânicas , incêndios, ondas de calor e mudanças no nível do mar influenciaram doenças desencadeadas por vírus, bactérias, animais, fungos, protozoários, plantas e cromistas.

As doenças patogênicas foram transmitidas principalmente por vetores, embora exemplos de casos também tenham sido encontrados para vias de transmissão envolvendo a água, o ar, o contato direto e os alimentos. Em última análise, a pesquisa descobriu que mais de 58%, ou 218 de 375, das doenças patogênicas humanas conhecidas foram afetadas em algum momento por pelo menos um risco climático por meio de 1.006 vias únicas.

“Dadas as consequências extensas e generalizadas da pandemia de COVID 19, foi realmente assustador descobrir a enorme vulnerabilidade à saúde resultante das emissões de gases de efeito estufa”, disse Camilo Mora, professor de geografia da Faculdade de Ciências Sociais (CSS) e líder autor do estudo. “Existem muitas doenças e vias de transmissão para pensarmos que podemos realmente nos adaptar às mudanças climáticas. Isso destaca a necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa globalmente”.

Uma página da web interativa [https://camilo-mora.github.io/Diseases/] mostrando cada conexão entre um perigo climático e um caso de doença foi desenvolvida pela equipe de pesquisa. A ferramenta permite que os usuários consultem perigos, vias e grupos de doenças específicos e vejam as evidências disponíveis.

A equipe de pesquisa do UH Manoa incluiu especialistas do CSS, Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências e Tecnologia do Oceano e da Terra (SOEST), Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha da Escola de Ciências da Vida, Departamento de Recursos Naturais e Gestão Ambiental da Faculdade de Agricultura Tropical e Recursos Humanos (CTAHR) e Instituto Hawai’i de Biologia Marinha no SOEST.

As principais descobertas incluem:

  1. Os riscos climáticos estão aproximando os patógenos das pessoas. Inúmeros riscos climáticos estão aumentando a área e a duração da adequação ambiental facilitando a expansão de vetores e patógenos. Mudanças de aquecimento e precipitação, por exemplo, foram associadas à expansão do alcance de vetores como mosquitos, carrapatos, pulgas, aves e vários mamíferos implicados em surtos de vírus, bactérias, animais e protozoários, incluindo dengue, chikungunya, peste, doença de Lyme, West Vírus do Nilo, Zika, tripanossomíase, equinococose e malária.
  2. Os riscos climáticos estão aproximando as pessoas de patógenos. Os riscos climáticos foram implicados com o deslocamento forçado e migração de pessoas, causando ou aumentando novos contatos com patógenos. Tempestades, inundações e elevação do nível do mar, por exemplo, causaram deslocamentos humanos implicados em casos de leptospirose, criptosporidiose, febre de Lassa, giardíase, gastroenterites, doenças dos legionários, cólera, salmonelose, shigelose, pneumonia, febre tifóide, hepatite, doenças respiratórias e doenças de pele .
  3. Os perigos climáticos melhoraram aspectos específicos dos patógenos, incluindo melhor adequação climática para reprodução, aceleração do ciclo de vida, aumento das estações/duração da provável exposição, aumento das interações com vetores patogênicos (por exemplo, encurtando as incubações) e aumento da virulência. O aquecimento, por exemplo, teve efeitos positivos no desenvolvimento da população de mosquitos, sobrevivência, taxas de picadas e replicação viral , aumentando a eficiência de transmissão do vírus do Nilo Ocidental.
  4. Os riscos climáticos também diminuíram a capacidade humana de lidar com patógenos, alterando a condição corporal; adicionando estresse de exposição a condições perigosas; forçando as pessoas a condições inseguras; e danificando a infraestrutura, forçando a exposição a patógenos e/ou reduzindo o acesso a cuidados médicos. Por exemplo, a seca foi propícia à falta de saneamento responsável por casos de tracoma, clamídia, cólera, conjuntivite, Cryptosporidium, doenças diarreicas, disenteria, Escherichia coli, Giardia, Salmonella, sarna e febre tifoide.
Os pesquisadores também descobriram que, enquanto a grande maioria das doenças foi agravada por riscos climáticos, algumas foram diminuídas (63 de 286 doenças). O aquecimento, por exemplo, parece ter reduzido a propagação de doenças virais provavelmente relacionadas a condições inadequadas para o vírus ou por causa de um sistema imunológico mais forte em condições mais quentes. No entanto, a maioria das doenças que foram diminuídas por pelo menos um perigo foram às vezes agravadas por outro e às vezes até o mesmo perigo.

“Sabíamos que as mudanças climáticas podem afetar doenças patogênicas humanas”, disse a coautora Kira Webster, Ph.D em geografia. “No entanto, à medida que nosso banco de dados cresceu, ficamos fascinados e angustiados com o grande número de estudos de caso disponíveis que já mostram o quão vulneráveis estamos nos tornando às nossas crescentes emissões de gases de efeito estufa”.


Riscos climáticos do sistema terrestre afetados pela emissão contínua de GEEs

Consideramos os dez riscos climáticos a seguir. Os GEEs mediam o equilíbrio entre a radiação solar que entra e a radiação infravermelha que sai; assim, 
(1) seu excesso na atmosfera causa aquecimento. Combinado com uma maior capacidade do ar de reter água, o aquecimento acelera a evaporação da água do solo, levando a 
(2) seca em locais normalmente secos; o excesso de seca pode levar a 
(3) ondas de calor quando a transferência de calor da evaporação da água cessa. Secas e ondas de calor amadurecem as condições para 
(4) incêndios florestais. Em locais úmidos, o rápido reabastecimento da evaporação fortalece 
(5) a precipitação, que é propensa a causar 
(6) inundações quando a chuva cai em locais úmidos/solos saturados. O aquecimento dos oceanos aumenta a evaporação e a velocidade do vento, intensificando as chuvas e a força das 
(7) tempestades, cujas ondas podem ser agravadas pela 
(8) elevação do nível do mar, que, por sua vez, podem agravar os impactos das inundações. Captação de CO2 nos oceanos causa a acidificação dos oceanos, enquanto as mudanças na circulação oceânica e o aquecimento reduzem a concentração de oxigênio na água do mar; essas mudanças físico-químicas oceânicas combinadas são referidas como 
(9) mudanças climáticas oceânicas neste artigo. Incluímos 
(10) mudanças na cobertura natural da terra como um dos perigos porque pode ser um emissor direto de GEE via desmatamento e respiração, modificar a temperatura via albedo e evapotranspiração e porque pode ser um modificador direto na transmissão de doenças patogênicas 59 , 84 . Esta figura pretende ser uma justificativa para os perigos usados e não um conjunto completo de interações entre GEEs e perigos e ciclos de feedback entre perigos.



Referência: Mora, C., McKenzie, T., Gaw, I.M. et al. Over half of known human pathogenic diseases can be aggravated by climate change. Nat. Clim. Chang. (2022). https://doi.org/10.1038/s41558-022-01426-1

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.